segunda-feira, 3 de novembro de 2025
ferrovia
O investimento em infra estrutura ferroviária e visto como um estímulo para atrair investimentos de grandes empreendimentos na área do agronegócio. Nada a desdizer sobre isso. Cumpre dizer que o agronegócio se arvora a auto suficiência e por consequência tudo que o agronegócio toca também é auto suficiente. As cidades maranhenses que tem como base econômica o agronegócio em geral se vangloriam da auto suficiência em tudo. Vai ver de perto, a verdade é outra. No começo de 2020, perguntou se a um taxista sobre a precariedade das ruas de Imperatriz e a responsabilidade do prefeito; o taxista respondeu que a cidade resolvia seus problemas sem precisar de prefeito. A cidade de Imperatriz e a região Tocantina com a atração de investimentos no setor de agronegócio ( fábrica da Suzano, soja e etc) assumiram mais e mais a auto suficiência mesmo que ilusória. Especializando se em celulose e soja, o município de Imperatriz e a região Tocantina vêem carne de gado, peixe de água doce, frutas, verduras e legumes virarem artigos de luxo para a maioria da população. Tratou de aqui da auto suficiência proporcionada pela celulose e pela soja. E a auto suficiência proporcionada pelas ferrovias? Projeta se a construção de dois ramais no município de Açailândia: Açailândia/Barcarena e Açailândia/Alcântara. Aí sim o Maranhão o Maranhão será auto suficiente em transporte de tudo quanto é tipo de mercadoria para exportação. Sem agricultura familiar, com os recursos naturais escassos e com os recursos hídricos poluídos.
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