quarta-feira, 22 de abril de 2020

O Baixo Parnaiba e o pastiche


“Eu não estou tão certo do destino que nos é reservado. ” Em que livro, ele lera essa frase? Tantas vezes escrevera algo que soava original, mas no final das contas verificara se tratar de pastiche intelectual. Lia muito e essa enormidade de leituras o perturbava como se percebe com relação a frase. Sentia que essas leituras trairiam seu intelecto. Difícil admitir que o intelecto podia ser traído. As frases traem não o leitor, mas sim o escritor que conclui ao fim e ao cabo que o escrito é apenas uma forma imprecisa de um texto maior. Que texto maior é esse que não aparece por completo em nossas mentes ou, se aparece por completo, ele desaparece no mesmo instante sem nenhuma explicação? Coleridge, poeta inglês dos séculos XVIII e XIX, sonhou com o maior poema de sua vida. Acordou e escreveria o poema caso não o atrapalhassem em suas múltiplas tentativas. O que sonhara não se lembrava mais. Afinal desistiu de escrever o poema. Para que escrever se não está certo que o destino de quem escreve corresponde ao destino do que é escrito? As pequenas comunidades do Baixo Parnaiba maranhense viram o melhor dos seus destinos serem apagados da memória, para darem lugar ao pastiche. A comunidade do Riachão, município de Chapadinha, viveu sua vida produtiva e social sempre dependente da família que detinha os documentos de propriedade da área onde a comunidade morava. Essa relação de dependência (poder feudal) manteve-se por décadas até a chegada da Suzano Papel e Celulose que prometia centenas de empregos na sua fábrica de pellets que construiria no município de Chapadinha. A empresa comprou a propriedade e destinou apenas alguns hectares para os antigos moradores plantarem. Caso os moradores desobedeçam e plantem além da área destinada pela empresa, eles serão processados.


Um comentário:

  1. Muito bom o texto. A intertextualidade com referência ao poeta inglês e as comunidades do Baixo Parnaíba me chamou a atenção.

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