sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Professora da UEMA tem livro publicado pela Editora Paulinas


Recentemente, a professora do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Joseane Maia, teve sua tese de doutoramento transformada no livro “Herança quilombola maranhense: história e estórias”, publicado pela editora Paulinas.


A obra traz os resultados da pesquisa que objetivou compreender as manifestações da cultura popular do município de Caxias, especificamente, das comunidades quilombolas de Olho D’água do Raposo, Jenipapo, Cana Brava das Moças e Mandaracu dos Pretos. Para estudar essas comunidades, a pesquisadora partiu do conceito de "quilombola", numa relação com as categorias "identidade" e "memória". Esse trabalho garantiu a comprovação de como a luta pela posse da terra, um direito assegurado por lei, mobiliza coletivamente a todos, norteando também suas atividades culturais.
Segundo a autora, o livro registra as histórias do período escravocrata, bem como as estórias dos contos populares, que foram recolhidas nas sucessivas visitas às comunidades em estudo, através de conversas informais.
“Nossos objetivos foram verificar os preceitos éticos e estéticos de narrativas tão antigas, que revelam a memória escravagista dessas comunidades. Além disso, analisamos o papel da tradição popular, representada pelos contos, na formação da literatura infanto-juvenil”, asseverou Joseane Maia.
A pesquisadora fez ainda uma comparação das narrativas orais recolhidas nesses povoados com as narrativas escritas publicadas no mercado editorial brasileiro, possibilitando, assim, avaliar diferentes modalidades de criação literária. Tais modalidades, traduzidas na linguagem simbólica, veiculam diversas visões de mundo, distinguindo aspectos éticos, sociais e ideológicos.
De acordo com a autora, sua pesquisa “reveste-se de importância na medida em que resgata a memória e valoriza uma tradição que tece a identidade cultural de nossas comunidades quilombolas”, finalizou.
O livro da professora Joseane Maia já está disponível nas livrarias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário