quarta-feira, 19 de junho de 2013

Trabalhadores rurais maranhenses ocupam novamente a sede do INCRA-MA




Cerca de 500 trabalhadores e trabalhadoras rurais maranhenses permanecem ocupando a sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no estado do Maranhão e da Secretaria de Agricultura, em São Luís (MA). Ontem, 18 de junho, durante as manifestações do Grito da Terra Maranhão, mais de 4 mil trabalhadores(as) paralisaram a BR 135, ocuparam a sede do INCRA e fizeram outras manifestações.

Como o governo estadual não atendeu os principais pontos da pauta de negociação, os manifestantes reocuparam o Instituto por tempo indeterminado, até que haja uma resposta às reivindicações, principalmente quanto à demanda de terras para desapropriação, crédito para os assentamentos e combate à violência no campo.

Para a Secretaria de Política Agrária da CONTAG, a ocupação do INCRA tem relação com a forma que o governo federal vem tratando a política de Reforma Agrária, deixando esta política praticamente no abandono. “A pauta apresentada pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais maranhenses contém demandas justas, como a reivindicação de 5 milhões de hectares de terra para fins de Reforma Agrária, que é uma medida emergencial para conter os despejos e a violência no campo e trazer condições de vida e produção para os trabalhadores e trabalhadoras sem terra que reivindicam estas áreas. A contraproposta do governo é de apenas 700 mil hectares”, informou Zenildo Pereira Xavier, secretário de Política Agrária da CONTAG.

O dirigente destacou que esse comportamento do poder público de esvaziar as ações de Reforma Agrária e de regularização fundiária no país atingem, principalmente, os trabalhadores e trabalhadoras rurais, quilombolas, indígenas e outros povos tradicionais, e acirra os conflitos fundiários. “Então, essa mobilização e outras que estão acontecendo em todo o país são uma reação legítima do povo do campo a esse tratamento dado à pauta da categoria”, afirmou Zenildo.

Acontecerá às 14 horas uma reunião entre o INCRA e uma comissão de trabalhadores(as), incluindo a diretoria da FETAEMA e o secretário da CONTAG. Zenildo informou que também foi solicitada a presença de algum representante do INCRA Nacional. Dependendo do resultado da negociação, os trabalhadores e as trabalhadoras continuarão mobilizados dentro da sede do Instituto.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi


Nenhum comentário:

Postar um comentário