terça-feira, 4 de junho de 2013

Sancionada lei que proíbe cortes de árvores no Piauí

Atualizada em 16/05/2013 às 08h37
O governador Wilson Martins sancionou a lei que declara imune ao corte as árvores nativas dentro do domínio do bioma caatinga do estado do Piauí. A lei que foi apresentada hoje (15) na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Piauí é de autoria da deputada estadual Liziê Coelho (PTB).

Segundo a deputada, o ecossistema do bioma Caatinga vem sendo bastante alterado com a substituição de espécies vegetais nativas por cultivo e pastagens, gerando desmatamento e queimadas.

“Essas práticas ainda comuns no preparo da terra para a agropecuária destrói a cobertura vegetal e prejudica a manutenção de populações de fauna silvestres, a qualidade da água e o equilíbrio do clima e do solo”, explica.

A lei vai evitar que a flora nativa do Bioma Caatinga seja destruída pelas ações do ser humano. “Essa vegetação é extremamente diversificada, são reconhecidos 12 tipos diferentes de Caatingas que se adaptam aos habitats semiáridos. Essa situação explica em parte, a grande diversidade de espécies vegetais”, revelou.

A deputada Liziê Coelho é autora do projeto que instituiu o dia 17 de maio como Dia Estadual da Caatinga, para homenagear a data será realizada nesta quinta – feira (16), no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, às 10 horas, Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário