quinta-feira, 13 de junho de 2013

Lençóis Maranhenses - Lagoa dos Peixes tem apenas 30% de seu tamanho original


13/06/2013 - Folha de S.Paulo - Da enviada a Barreirinhas (MA)
Lençóis Maranhenses - Lagoa dos Peixes tem apenas 30% de seu tamanho original

Calcula-se que dunas se formaram há 2.000 anos, diz professor

As dunas que formam os Lençóis Maranhenses são resultado da migração das areias do litoral, levadas pelo vento em direção ao continente.

"A origem dos Lençóis ainda está sendo estudada, mas calcula-se que os campos de dunas do parque tenham se formado há cerca de 2.000 anos.  Essa idade é medida por meio de uma técnica que indica a última vez em que a areia recebeu luminosidade", explica o professor Jorge Hamilton dos Santos, do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão.

De acordo com Santos, a ação dos ventos faz com que essas formações de areia estejam em constante movimento, deslocando-se por distâncias que variam entre quatro e 25 metros ao longo do ano.

Esse movimento é responsável pela mudança no formato e na localização das lagoas que surgem com as chuvas -algumas, por exemplo, são cortadas ao meio pela areia, outras podem desaparecer por completo.

Segundo um estudo realizado pelo professor, a lagoa dos Peixes é uma das que estão desaparecendo por conta da migração das dunas.

Com 360 metros quadrados em 1966, hoje a lagoa tem apenas 30% de seu tamanho original (cerca de cem metros quadrados) e há projeções segundo as quais ela pode deixar de existir por volta de 2017.  (VCS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário