sábado, 27 de abril de 2013

Presidente do ITERMA presta esclarecimentos à Assembleia Legislativa




Da Assecom  Dep. Bira
A Assembleia Legislativa do Maranhão ouviu explicações do Presidente do Instituto de Colonização e Terra Maranhão (Iterma) na manhã desta quinta-feira (25). O autor do requerimento de convocação foi o deputado Bira do Pindaré (PT) e surgiu após denuncia de moradores do povoado Santa Quitéria em Bacabeira.
As famílias da área estão ameaçadas de despejo em virtude das obras de instalação da Refinaria Premium I. A presença do presidente, Luiz Alfredo Soares da Fonseca, foi pleiteada em audiência pública pelos moradores. O Presidente lembrou que o ITERMA participou de 3 grandes audiências públicas a convite da comunidade.
Luiz Alfredo afirmou que o ITERMA já fez o estudo de georreferenciamento da área de 235 hectares no município de Bacabeira e confirmou que apenas 32 hectares não pertencem ao proprietário das terras o senhor José Valmir Moura. Ele esclareceu que o levantamento da cadeia dominial também constatou a posse das terras.
O deputado Bira ressaltou que a situação de instabilidade e especulação imobiliária na área começou com as obras de instalação da Refinaria Premium. O Presidente do ITERMA lembrou que em Bacabeira existem 20 áreas para serem estudadas pelo Instituto, destas 15 já foram matriculadas em nome do Estado. 
O parlamentar questionou se a área do povoado Santa Quitéria poderia ser matriculada. O Presidente afirmou que por serem particulares as terras não são de responsabilidade do ITERMA e que o Instituto não tem autonomia para desapropriar terras. A competência do ITERMA é de auxiliar juridicamente as comunidades. No final da sessão, o ITERMA se comprometeu em enviar à Assembleia todos os documentos de georreferenciamento do povoado.
Luiz Alfredo sugeriu a solicitação do usucapião administrativo ou uma intervenção da gestão municipal de Bacabeira em favor dos moradores do povoado. “A Prefeitura poderia desapropriar a área, por ser urbana, e pelo povoado já ter sido alvo de melhorias urbanas e estruturais por parte do poder público municipal”, sugeriu o Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário