quarta-feira, 7 de março de 2012

Uma fruta típica do nordeste sob ameaça de extinção


02.03.2012



A situação é ameaçadora para a mangabeira, uma fonte de renda daquelas populações tradicionais locais, que praticam o extrativismo há séculos e contribuem para a conservação da planta no nordeste e no cerrado, onde é nativa. Segundo Josué Francisco da Silva Júnior, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, de  Aracaju, as áreas naturais estão sendo dizimadas devido à pressão exercida pelos proprietários das áreas nativas de mangabeiras que as utilizam, cada vez mais, para o cultivo de coqueiro, cana-de-açúcar e outras atividades agrícolas, assim como para a construção de infra-estruturas turísticas, loteamentos e viveiros de camarão, atividades cuja implantação depende do corte das fruteiras.
O pesquisador da Embrapa diz que a empresa vem desenvolvendo projetos com objetivo de salvar a mangabeira. Em Sergipe, o projeto priorizou a participação, bem como a valorização e o resgate das experiências, saberes, práticas e conhecimentos acumulados pelas catadoras de mangaba do Estado quanto à reprodução e conservação das plantas e também da coleta da fruta. Além disso, esse modelo de metodologia, chamado de capacitação solidária, na qual as catadoras de mangaba, pela primeira vez, se reuniram para trocar experiências e discutir os seus modos de vida enquanto extrativistas, possibilitou às catadoras o direito de falar e expor suas opiniões.
Como parte dos resultados, a participação das catadoras de mangaba nas decisões vêm estabelecendo modelos de gestão desde o processo produtivo (definição de papéis, controle de horas trabalhadas, estocagem de ingredientes, até a distribuição dos lucros). Elas também já manifestam a preocupação em regulamentar a confecção dos produtos, demandando dos órgãos competentes a instalação de unidades de beneficiamento e processamento. 


Fonte: Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário