terça-feira, 13 de março de 2012

Incra mapeia demandas de assistência técnica para assentamentos no Maranhão


Programação
Durante os três dias de oficina serão apresentados os aspectos da política nacional de Ater (Lei 12.188/2010); da caracterização regional a partir da realidade dos territórios e municípios; além da realização de trabalhos em grupos visando levantar os principais problemas, as possíveis soluções e as estratégias de ação para os serviços de assessoria técnica  para os projetos de reforma agrária.

De acordo com a asseguradora do Programa de Ates da Superintendência do Maranhão, Laurilene Alencar Muniz, essa metodologia de realização de oficina é uma experiência pioneira que o Maranhão está realizando, ou seja, primeiro está sendo qualificada a demanda com a participação das famílias que serão beneficiadas para posterior contratação.
 “Dessa forma queremos reduzir os equívocos no serviço de assessoria técnica e extensão rural que o Incra oferece aos assentados, aproximando os serviços a serem contratados de acordo com a realidade de cada assentamento”, esclareceu.

A agricultora familiar Conceição de Maria França Correa, do projeto de assentamento Santa Cruz, no município de Barreirinhas, foi escolhida entre os membros do assentamento para acompanhar os três dias de oficina. “No nosso assentamento a assessoria técnica funciona. Os técnicos estão sempre nos incentivando a produzir, tanto é que usamos uma parte do nosso crédito inicial para a realização de projetos produtivos de caprinocultura, avicultura e implantação de hortas irrigadas”, afirmou.

Mais oficinas
Além da oficina de Chapadinha, que recebe representantes de 23 municípios e conta com 127 participantes, serão realizadas simultaneamente de 19 a 21 de março, mais três oficinas, distribuídas nos municípios de: Caxias e região (mais sete muniípios), com 82 participantes; Imperatriz e região (outros 12), com 102 participantes e representantes de 12 municípios e Pinheiro, com 56 participantes e representantes de cinco municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário