Entre os 812 projetos apresentados sobre promoção de soluções locais de desenvolvimento sustentável, 25 foram os premiados pelo concurso Iniciativa Equatorial 2012.
A Iniciativa Equatorial, que completa dez anos, é uma parceria entre a ONU, governos, sociedade civil, empresários e organizações populares para avançar soluções sustentáveis e que combatam a pobreza. Os prêmios em dinheiro serão entregues aos ganhadores durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro em junho.
“Nós queríamos fazer deste um prêmio verdadeiramente global, então expandimos a elegibilidade a todos os países que recebem suporte do PNUD”, disse a Administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark. “As respostas vindas de 113 países em 13 línguas diferentes nos diz que existe lá fora um mundo de inovação baseado em comunidades e que a demanda por um futuro melhor ultrapassa as fronteiras”.
Os projetos premiados variam de um santuário de vida selvagem em Bangladesh para uma fazenda de plantas medicinais no Brasil, um grupo de conservação da terra e da água em Marrocos a uma iniciativa de reflorestamento e agricultura na Etiópia. “Eles são heroicos e inspiradores. É sobre isso que trata a Iniciativa Equatorial – lançar um refletor de luz sobre os homens e mulheres nas linhas de frente do desenvolvimento sustentável”. Muitas questões da Rio+20 estão representadas por estes vencedores: segurança alimentar, trabalhos sustentáveis, acesso a água potável e oceanos, entre outros.
23 de março de 2012 ·
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário