domingo, 4 de março de 2012

Conflito de Terra – Comunidade Três irmãos / Firma Costa Pinto



A CPT da Diocese de Coroatá junto com a Paróquia São Raimundo, Codó – MA, realizou em Queimadas, zona rural e Comunidade eclesial de base da Paróquia São Raimundo, Codó, nos dias 25 e 26 de Fevereiro de 2012 um encontro de Conscientização com as Comunidades Três Irmãos, Queimadas e Montabarro, que se encontram constantemente ameaçadas pela Firma Costa Pinto.
Depois deste encontro as ameaças aumentaram, principalmente contra a Comunidade Três Irmãos, que é a mais organizada.
No Domingo, dia 04 de Março de 2012, uma semana depois do encontro ter acontecido, o José da Silva Pacheco, conhecido como Sousa, animador da Comunidade Três Irmãos, chegou junto com companheiro de Três Irmãos, bem cedo, às 06:00 horas na secretaria da Paróquia São Raimundo para relatar o seguinte fato.
Na quinta-feira, dia 01 de Março de 2012 às 08:00 horas pela manhã o Israel, gerente da Firma Costa Pinto, foi no seu carro até a Comunidade Três Irmãos, acompanhado com Raimundinho, residente em Cocal e ajudante dele e da firma, na procura do dirigente da Comunidade, o Sousa. Como não o encontrou, porque estava na roça, avisou que ia olhando a estrada, porque ia trazer o “Dono”, o Humberto Costa Pinto Neto, porque este avisou que queria visitar todas as comunidades na terra “dele”. Depois voltaram.
Quinta-feira â tarde, a comunidade se reuniu, e para poder se proteger melhor contra as constantes ameaças da firma, interditou o caminho para a Comunidade Três Irmãos, para carro não poder passar, somente motos, bicicletas e pedestres.
Sábado, dia 03 de Março pelas 06 horas da manhã, em Cacimba de Areia, onde estudam as crianças da Comunidade de Três Irmãos, três km de distância entre os dois povoados, a Helena, que é a professora desta localidade, e esposa de Aldemir, o “encarregado do comércio” de Cacimba, que foi denunciado de desmatamentos em Três Irmãos, se informou com os vizinhos dela sobre os nomes de todas as pessoas da comunidade Três Irmãos e anotou os nomes deles. Uma testemunha que mora perto da casa de Aldemir, cujo apelido é Baixote”, avisou para o Sousa (mesmo se em Cacimba de Areia disseram para não avisar!)  que a Helena ia levar os nomes para Aldeias Altas, cidade pequena vizinha, para trazer “os homens” (não especifica se é polícia ou pistoleiros) para pegar o Sousa e os homens da comunidade toda de Três Irmãos.
Sábado pelas 07 horas da noite (19:00 horas), chegaram vários homens desconhecidos no lugar, onde a Comunidade Três Irmãos tinha interditado a estrada. Como não podia passar, voltaram para Cacimba de Areia e se hospedaram na casa do Aldemir. Os homens estão lá para planejar o ataque contra o Sousa e a Comunidade Três Irmãos.
Pelas nove horas da noite, o carro do gerente Israel pegou numa velocidade muito grande a estrada para Codó. Dizem que para ele buscar o “Dono” Humberto Costa Pinto Neto.
O Sousa, por medo de passar por Cacimba de Areia que fica no caminho Três Irmãos para Codó, precisava pegar uma vereda de desvio de mais oito km para pegar a estrada e chegar em Codó. Andavam a noite toda.

Codó, 04 de Março de 2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário