quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres fazem encontro e rejeitam mudanças no Código Florestal no Maranhão


Data: 08/03/2012
Autor(es): Por Reynaldo Costa Da Página do MST
Mulheres do Maranhão, estado alvo de grandes projetos devastadores, avaliam que as mudanças do Código são uma estratégia para avançar com políticas destrutivas


No estado do Maranhão, grandes projetos têm causado enormes impactos ambientais, sociais e econômicos, como é o caso da Hidrelétrica de Estreito, da Instalação da unidade da Suzano e a duplicação da Estrada de Ferro Carajás, da mineradora Vale.  Dentre as estratégias desses grandes projetos, encontra-se as mudanças em jogo sobre o Código Florestal.

Para debater a situação, acontece no estado a Jornada de Lutas das Mulheres, no município de Bom Jesus das Selva - região sudeste -, onde nos últimos dois meses trabalhadores rurais também pautaram a necessidade de terra e moradia.

Durante a concentração, mulheres camponesas debateram tais mudanças no Código Florestal brasileiro e construiram uma carta à presidenta Dilma Rousseff reivindicando o veto às mudanças no Código.

A discussão em torno da violência contra a mulher tampouco foi deixada de lado, ainda mais pelo fato de um fazendeiro ter atropelado, há algumas semanas, uma trabalhadora rural grávida, que acabou perdendo seu filho no quinto mês de gestação.

Além disso, as mulheres ainda debateram com a sociedade a importância da Reforma Agrária e das lutas por Moradia e Soberania Alimentar.

7 de março de 2012Fonte: MST - Mov. Trabalhadores Rurais Sem Terra - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário