quinta-feira, 22 de março de 2012

Decretada emergência ambiental em 18 estados

 

MMA



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinou portaria publicada na edição desta terça-feira (20/03) no Diário Oficial da União que declara estado de emergência ambiental em 18 estados. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Bahia, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco e Roraima.

A medida foi tomada diante da constatação de que há ameaça de queimadas e incêndios florestais que ocorrem no período da seca. A portaria selecionou o período de alto risco ambiental em um ano. Tem início em abril deste ano e vai até abril de 2013.

A publicação leva em conta os compromissos internacionais do Brasil, as metas estabelecidas no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) e a recomendação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de fortalecer uma política integrada de combate aos incêndios florestais. A portaria especifica também a necessidade de contratar brigadistas em caráter emergencial, a cargo do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“É com base nessa portaria que o Ibama contrata os brigadistas”, afirmou o diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires. “A portaria indica as áreas emergenciais para a prevenção e combate à incêndiosflorestais e é essencial para a logística.”

http://mercadoetico.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário