quarta-feira, 21 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA E A EXPLORAÇÃO ACELERADA PELO CAPITALISMO



No dia 22 de março, Mundial da Água, dia que se reflete sobre esse elemento essencial para a vida no planeta terra, infelizmente percebemos o quanto sua exploração está acelerada. No Maranhão vemos nossos rios, riachos, igarapés, lagoas... a cada dia sofrendo com os impactos da expansão descontrolada das cidades, dos desmatamentos e mais acelerando ainda da exploração para os processos industriais que se implantam no Estado.
Em 18 de janeiro postamos, para alertar, o texto: “SUZANO E AS ÁGUAS DO MARANHÃO” (clique no titulo para ler o texto). Que serve para exemplificar como o capitalismo atua sobre a natureza e sobre uma possível falácia acerca da fonte de água para abastecer a fábrica da Suzano que está sendo construída há cerca de 13 km do perímetro urbano de Imperatriz e 5 km do leito do rio Tocantins.
Recentemente conseguimos algumas fotos do impacto que esse empreendimento está causando na vegetação nativa – com a substituição por eucalipto, planta nativa da Austrália - e, causará nas águas do Rio Tocantins quando a fábrica entrar em funcionamento. 
A área fotografada - com diâmetro aproximado de 1 km - fica às margens do rio Tocantins após o povoado do Embiral. A obra em concreto construída na beira do rio é onde desembocará a água – segundo a empresa após o tratamento – no rio Tocantins, através dessa imensa vala aberta que servirá para ligar os tanques de decantação.

O que nos indigna ainda mais é o fato da cooptação - assim como ocorreu com lideranças ligadas ao MST e quebradeira de coco - de figuras dirigentes de ONGs de defesa do meio ambiente/rio Tocantins assumindo o falso discurso das empresas em troca de simplórios projetos, enquanto o processo de degradação/exploração se acentua.

Como dissemos no texto “SUZANO E AS ÁGUAS DO MARANHÃO”:"Precisamos apresentar uma alternativa para conservar esse bem para a manutenção da vida. Para tanto é necessário mudar as relações do modo de produção, apresentando o socialismo através de uma produção planificada como alternativa para a conservação das águas e dos ecossistemas mais diversos existentes no planeta." 
Wilson Leite 

Nenhum comentário:

Postar um comentário