sábado, 26 de janeiro de 2013

Mais de 30 hectares das nascentes do Rio Preguiças foram recuperados


Coordenação do Projeto de Revegetação das Nascentes do Rio Preguiças, no Maranhão, já plantou mais de 30 mil mudas de vegetação nativa.

Barreirinhas - Aproximadamente 35 hectares das nascentes do Rio Preguiças, em Barreirinhas e Santana do Maranhão, foram recuperados pelo Projeto Revegetação das Nascentes do Rio Preguiças. Foram plantadas mais de 30 mil mudas de plantas nativas nas áreas atingidas por desmatamento e assoreamento.
A iniciativa é executada pelo Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), com o patrocínio da Petrobras, por meio de programa ambiental. Os resultados foram apresentados durante o II Seminário de Avaliação do Projeto Revegetação das Nascentes do Rio Preguiças, realizado no Campus Maracanã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em São Luís.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2010. O valor empregado na revegetação das nascentes é de R$ 800 mil. O objetivo de recuperar as matas ciliares das nascentes do Rio Preguiças está sendo atingido, segundo o engenheiro Francisco Soares, coordenador do projeto.
Além do plantio, foram executadas a construção de um viveiro com 43.000 mudas de plantas, a instalação de uma cerca de proteção de oito quilômetros e treinamento da população local para a preservação ambiental.
O Rio Preguiças tem 186 quilômetros de extensão e banha 56 povoados e municípios maranhenses. “O projeto de recuperação atingiu diretamente 550 moradores das áreas de nascente e indiretamente outros 1.200”, informou o coordenador do projeto.
O rio abastece cerca de 120 mil habitantes do estado. Suas várzeas são propícias para o cultivo de arroz, mandioca, milho e feijão. Em Barrerinhas, ele é o principal meio de acesso aos Lençóis Maranhenses, um dos maiores e mais atrativos destinos turístico do Maranhão.
Importância - Barreirinhas recebe cerca de 190 mil turistas por ano. “O Rio Preguiças tem uma importância econômica muito grande para esses habitantes”, disse o presidente do Inagro, José de Jesus Reis Ataíde.
Para a diretora-geral do IFMA/Maracanã, Lucimeire Amorim, o projeto é um grande exemplo de preservação ambiental. “Seu efeito será visto também no futuro. Não se recupera completamente uma área degradada de uma hora para a outra. É preciso coragem e iniciativa de pessoas e instituições para que essas ações sejam elaboradas”, destacou.
O Rio Preguiças é sinuoso, de águas puras, e circunda o deserto (Lençois Maranhenses) até encontrar o mar. Em suas margens, encontram-se grandes dunas e mata ciliar.

Números


186 quilômetros é a extensão do Rio Preguiças, um dos mais importantes da Região dos Lençois Maranhenses
56 povoados e municípios maranhenses são banhados pelo Rio Preguiças, cujas nascentes foram reflorestadas
550 moradores das áreas de nascente foram beneficiados com o projeto de reflorestamento do Preguiças
120 mil pessoas são abastecidas pelo Rio Preguiças, que teve suas nascentes reflorestadas pelo Inagro e Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário