O ISPN, no âmbito do projeto FLORELOS, com o apoio da União Europeia e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, lança mais duas publicações da série Manuais Tecnológicos. Os volumes 4 e 5 são dedicados as duas grandes espécies vegetais brasileiros: o Babaçu e o Buriti.
O Babaçu possui grande importância na economia, na subsistência e na conservação dos ecótonos que formam as matas dos cocais, em especial nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, metamorfoseando o Cerrado, em florestas, em Caatingas, em restingas. Esta publicação dedica-se à valorização dos conhecimentos tradicionais dos povos e comunidades que utilizam as qualidades desta planta-mãe.
Já o Buriti, palmeira símbolo do Cerrado, encontrada em quase todos os ecossistemas da América do Sul, é também de grande relevância para a conservação dos ecossistemas a ele associados, e para os povos que o utilizam. Assim como o Babaçu, quase todas as partes do Buriti são aproveitáveis, incluindo até mesmo o “talo” das folhas secas, que é utilizado para o artesanato e móveis. O seu fruto é rico em nutrientes e o óleo pode ser utilizado em finos cosméticos.
Os dois manuais foram elaborados a partir da experiência das comunidades e do esforço de pesquisadores para absorver e sistematizar estes conhecimentos.
O ISPN disponibiliza mais estas duas publicações integralmente no site para download.
Clique aqui e acesse o manual tecnológico do Buriti.
76 páginas (.pdf 3 Mb)
Clique aqui e acesse o manual tecnológico do Babaçu.
96 páginas (.pdf 2 mb)
Nenhum comentário:
Postar um comentário