sábado, 22 de fevereiro de 2014

VIOLÊNCIA NO CAMPO



Em 21 de fevereiro de 2014 às 09h00 a CPT Coroatá, recebeu o comunicado do Sintraf de Timbiras-MA, que o lavrador Raimundo Rodrigues da Silva (Brechó), casado, 42 anos, três filhos sofreu uma emboscada na estrada vicinal que liga a sede do município a área de conflito “Território Campestre”, comunidade Abundância, onde o mesmo reside.  Levando 2 tiros, atingindo o braço e  costelas, desferido por uma espingarda, o mesmo foi operado, no hospital de Timbiras,  sem risco de morte.

O conflito agrário se dá em uma área do território de 14.400 há, a comunidade Abundância no seu histórico tem mais de 200 anos de existência está localizada dentro de um grande latifúndio improdutivo ocupado por 350 famílias, que vem lutando pelo reconhecimento da área por mais de 20 anos sem que o INCRA conclua esse processo de desapropriação para fins de Reforma Agraria, legitimando o direito dos camponeses.

São várias denuncias que a CPT através dos camponeses vem relatando as autoridades há décadas, sem que haja uma solução definitiva que barre essa violência.  Esse agravamento com consequências desastrosas já era previsto, há dias que ele vinha sendo ameaçado, registrando Boletim de Ocorrência sem que autoridades tomassem providencias, a casa já tinha sido cercada por pessoas desconhecidas, noites com pisoteio de gente no quintal, tudo isso só se agravando e nada disso foi tomado como preocupação. 

As pessoas envolvidas no conflito são posseiros “criadores de gado”, aliado do latifúndio, que há anos causam prejuízo às famílias na destruição de suas roças, haja vista, que o gado é criado solto incentivado por proprietários amigos da família Alvin que controlou esse território por mais de 50 anos no estilo coronel. No intuito que o conflito se acirre eles retomem o território que hoje é ocupado pelos posseiros.
 É gravíssima a situação na região, é preciso uma intervenção dos órgãos públicos para que seja coibido qualquer tipo de violência contra as 19 famílias ameaçadas da referida comunidade.
Quem efetuou o disparo foi Júlio Nunes Aguiar ( 20 anos ), filho do Sr Antônio Leite de Aguiar( Citonio ), ambos residente na comunidade Abundância.




Coroatá, 21 de fevereiro de 2014.




Antonia Calixto de Carvalho
P/Coordenação CPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário