quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Incra-MA cria 28 assentamentos e assenta 2702 famílias em 2013


A Superintendência Regional do Incra no Maranhão incorporou, em 2013, 28 novos projetos de assentamento (PA) ao Programa Nacional de Reforma Agrária. No total foram assentadas mais 2.702 famílias no estado em em 25 novos assentamentos e em outros três criados pelo governo do estado, que foram reconhecidos pelo Incra.

Só em dezembro foram criados mais nove assentamentos, beneficiando 652 famílias de agricultores num total de 17.439 hectares. Dentre eles estão os assentamentos, “Olho D’Água dos Calixtos”, “Santa Emília”, “Santo Antônio/Capinal” e “Gomes/Vista Verde” , no município de São Benedito do Rio Preto. Em Coelho Neto foi criado o assentamento “Ubiracy Teles/Boa Esperança/São Braz/ Arrupiado” e em Arari, o “Picos Canarana II”, que tiveram suas Portarias publicadas no Diário Oficial da União do dia 20 de dezembro.

O superintendente regional do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, informa que o número de 28 novos assentamentos contribuiu em mais de 21% para o total de 132 PAs criados no país. Ele também citou que o número de famílias asssentas supera em mais de 20% a meta estabelecida para a Autarquia no Maranhão. “Alcançamos o primeiro lugar no país em números de assentamentos criados e somos também a Superintendência que mais assentou famílias na Região Nordeste”, destacou José Inácio.

Novas áreas

Já para 2014 o Incra no Maranhão pretende criar novos assentamentos, pois a autarquia agráfia federal foi emitida na posse de 15 imóveis rurais, com mais de 31 mil hectares. Os imóveis foram considerados atpos para a reforma agrária e serão usados para a criação de novas áreas de assentamento de trabalhadores rurais.

Outra conquista de 2013, segundo o superintendente, foi a criação da Unidade Avançada de Zé do Doca. “Soma-se a esses resultados a criação da Unidade Avançada do Incra no município de Zé Doca, que vai atender milhares de famílias de agricultores das regiões maranhenses do Pindaré e Alto Turi/Gurupi”, informou o superintendente.

Seguindo a nova metodologia do Incra, de promover o aceso a terra em conjunto ao acesso a novas políticas sociais, as novas famílias atendidas terão de se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal para que possam ter acesso ao Bolsa Família, Brasil Carinhoso e a outros programas do governo.

De acordo com a diretriz, que reúne as ações de promoção social em conjunto coma a reforma agrária, as famílias passarão a receber os benefícios do Programa Nacional de Reforma Agrária, além de energia elétrica, água, moradia pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, créditos agrícolas e assistência técnica para garantir a produção de alimentos nos assentamentos.

Assessoria de Comunicação Social Incra/MA
Telefone: (098) 3245-9394

Nenhum comentário:

Postar um comentário