domingo, 10 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Barreirinhas e Incra firmam parceria para ações de infraestrutura em áreas de assentamento



 
Em reunião que contou com a participação de cerca de 200 agricultores familiares dos mais de 60 assentamentos existentes no município de Barreirinhas, a 250km de São Luís, o prefeito Léo Costa e o superintendente estadual do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues, firmaram nesta quinta-feira (7), uma parceria para execução de ações nas áreas produtiva e de infraestrutura rural.
Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, o evento reuniu, ainda, os gerentes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, de associações dos assentamentos da reforma agrária, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), além de vereadores e secretários municipais.
“Essa parceria é fundamental para o fortalecimento das ações de reforma agrária, de valorização das comunidades rurais e de desenvolvimento do setor produtivo de Barreirinhas”, destacou o prefeito Léo Costa, informando que no município existem três assentamentos federais, situados em comunidades tradicionais (regiões quilombolas) – Santa Cruz, Alto Bonito e Morro Alto, totalizando 31 associações de reforma agrária.
- O Incra tem os recursos e boa vontade, e nós temos a estrutura local. Então vamos unir forças para potencializar econômica, social e culturalmente essas associações – disse o prefeito.
“É uma parceria que estávamos construindo com o prefeito, antes mesmo dele assumir, pois o Incra vê o município de Barreirinhas como um grande parceiro nas questões sociais que dizem respeito às populações do campo, em especial das áreas de assentamento”, revelou José Inácio.
De acordo com o superintendente, essa parceria institucional vai focar, inicialmente, ações na área de infraestrutura.
“Vamos priorizar a recuperação de casas, a construção de novas moradias, construção de estradas vicinais, construção de poços com sistema de distribuição de água às famílias assentadas”, declarou.
O Incra também vai assinar com a Prefeitura de Barreirinhas um Termo de Cooperação Técnica abrangendo a questão produtiva e de assistência técnica. A ideia, segundo o superintendente José Inácio, “é trabalharmos já a liberação de crédito do Pronaf A para os assentados da reforma agrária, via a Secretaria Municipal de Agricultura de Pesca e do movimento sindical”.
Barreirinhas também será incluída na chamada pública que o Incra estará fazendo, até o mês de maio, para contratar empresas que vão executar assistência técnica nas áreas de assentamentos. Essa ação vai abranger e beneficiar tantos os assentamentos que estão sob a responsabilidade do estado, como os federais.
José Inácio garantiu, ainda, colocar a disposição da prefeitura de Barreirinhas a equipe técnica do órgão, em área específica, para visitar e ver in loco problemas relacionados aos assentamentos, ocupação irregular dos lotes, "e a partir de então, vermos os encaminhamentos que devemos tomar".

As informações são da Assessoria de Com,unicação da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário