quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

“Maranhão: projetos globais, histórias locais” será tema de seminário sobre conflitos ambientais


Haverá discussão sobre problemas sociais e ambientais causados por projetos de desenvolvimento econômico



SÃO LUÍS - Amanhã, dia 21, no auditório Mário Meireles (CCH/UFMA), acontecerá o seminário Maranhão: projetos globais, histórias locais – um debate sobre conflitos ambientais, que faz parte das atividades das disciplinas Geografia Econômica e Planejamento e Regionalização, do curso de Geografia da UFMA. O seminário iniciar-se-á às 15hs e será aberto ao público.

Como destaque, haverá um debate com integrantes escolhidos por regiões, de comunidades rurais e de reservas extrativistas que atuam em defesa do meio ambiente. Estarão presentes pessoas de várias regiões do Estado, entre elas da região de Santa Quitéria, Chapadinha, Imperatriz e São Luís, discutindo a questão dos problemas ambientais e sociais, causados por novos empreendimentos.

Na região do Leste do Maranhão, “o cerrado está sendo suprimido, havendo sua substituição por outros cultivos, como a plantação de eucalipto e soja, e pela implantação de empresas como a Suzano, que está criando uma monocultura. Esses problemas revelam inúmeras questões ambientais”, declara o coordenador do projeto Josoaldo Lima Rêgo.

No Estado, existe a ideologia de que os novos empreendimentos significam desenvolvimento econômico e social, mas, pelo contrário, o debate irá mostrar que o Maranhão continua subdesenvolvido. O que é certo é que esses empreendimentos causam diversos problemas ambientais, como no caso da região do Rio dos Cachorros, que passa por uma destruição de seus mangues devido à atuação de empresas.

Sabendo dos grandes problemas ambientais e sociais que afligem o Maranhão, o evento tem como propósito construir um espaço de diálogo, no qual serão ouvidas pessoas diretamente atingidas pelos grandes projetos e as consequências desses efeitos nas suas vidas e na vida de suas comunidades. O evento será gratuito e acessível para todos. 
ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário