quarta-feira, 22 de julho de 2015

Denúncias de desmatamento criminoso em Codó em propriedade da família do deputado estadual César Pires


aldir
Muita madeira já foi retirada de maneira criminosa e até babaçuais estão sendo destruídos para prejudicar quebradeiras de coco. É o latifúndio perverso protegido pelos interesses políticos para a destruição de famílias de trabalhadores rurais.
O Conselho Comunitário Rural de Codó e o Sindicato dos Agricultores Familiares voltaram a denunciar desmatamento criminoso que vem sendo praticado pela família do deputado estadual César Pires, na comunidade de São Cristovão, em área que se houvesse um mínimo de responsabilidade da Superintendência do INCRA no Maranhão já teria sido desapropriada para reforma agrária.
O desmatamento é comandado por Celso Pires, atual Secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura de Codó e irmão do deputado César Pires. Já existe no INCRA, pedido de desapropriação da área com 1.307 hectares, mas infelizmente devido as ingerências de políticos de Codó, o INCRA sempre assumiu uma postura de defender grileiros e latifundiários do município e opressor dos posseiros e dos trabalhadores rurais, afirmam lideranças do Conselho Comunitário Rural de Codó.
O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Codó já protocolou a denúncia na Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Codó; na Promotoria de Justiça; na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Codó, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e no IBAMA/MA. As mais recentes informações é que para atender interesses de negócios de venda de madeira, mais tratores estão sendo contratados para a devastação criminosa. As lideranças do Conselho Comunitário Rural de Codó, dizem que se fosse algum caso envolvendo trabalhadores e trabalhadoras rurais, já teria surgido no local, policiais militares bem armados, o delegado de policia intimidando tudo e a todos e jagunços com pistoleiros já teriam ateado fogo em roças, tentando expulsar posseiros e trabalhadores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário