domingo, 26 de abril de 2015

Cinquenta anos de agronegocio


A produção de imagens correspónde a um todo material ou ela é um recorte no tempo e no espaço desse todo? A matéria da rede Globo sobre cinquenta anos do agronegócio no Brasil gravou imagens no Mato Grosso e em São Paulo. As respectivas filmagens flagraram não os atos que constituem o agronegócio, ou seja, o desmatamento, o plantio, a pulverização de agrotóxicos, a colheita e o transporte e sim um pós. Não um pós-safra, mas sim um pós-histórico.  Sim, a matéria da Globo ambiciona mais do que a identificação de um momento econômico-social. Ela ambiciona a superação de um tempo histórico. Se não a superação do tempo histórico, talvez a superação de uma forma de interpretação da realidade que alguns classificariam como datada. Uma forma de interpretação que prevalecia nos anos sessenta, bem mais humana, bem mais complexa, bem mais contraditória e bem mais tolerante.
Mayron Regis

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótima página. Estou desenvolvendo pesquisas sobre essa região na área do agronegócio, a resistência das comunidades campesinas na afirmação de suas identidades. Gostei muito das últimas notícias.

    ResponderExcluir
  3. Ótima página. Estou desenvolvendo pesquisas sobre essa região na área do agronegócio, a resistência das comunidades campesinas na afirmação de suas identidades. Gostei muito das últimas notícias.

    ResponderExcluir