terça-feira, 12 de novembro de 2013

Resex Chapada Limpa finaliza elaboração do Plano de Manejo


10/11/2013 Domingo, Dia 10 de Novembro de 2013 as 17
chapada limpa.jpgBrasília  – A Reserva Extrativista (Resex) Chapada Limpa, localizada no município de Chapadinha, no Maranhão, acaba de realizar a oficina participativa para atualização de informações e planejamento, visando a finalização da elaboração do plano de manejo da unidade de conservação (UC). A reserva extrativista possui quase 12.000 hectares de Cerrado, sendo a última UC federal criada no bioma, em 2007.
A elaboração do plano de manejo foi iniciada em 2009 e em 2013 retomada pela equipe da UC e pela Coordenação de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo (COMAN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A análise do material disponível resultou na identificação de lacunas, especialmente quanto ao zoneamento e aos programas da UC, seguindo as orientações da IN 01/2007-ICMBio, que regulamenta procedimentos para elaboração dos planos de manejo de reservas extrativistas e de Reservas de Desenvolvimento Sustentáveis (RDS) federais.
A oficina contou com a participação de analistas ambientais e aproximadamente 30 representantes das comunidades da reserva extrativista. Durante a reunião foram discutidas as recomendações para alterações do Acordo de Gestão, visando sua finalização e incorporação ao plano de manejo. Também foram atualizadas as ações dos programas de sustentabilidade ambiental e socioeconômica, além do zoneamento da UC que foi elaborado a partir do mapeamento participativo, com base nas informações de uso do território pelos comunitários e pelo gestor da UC, Thiago Dias.
Um mapa estratégico para a Resex Chapada Limpa foi construído pelos participantes do encontro, considerando como prioritários os temas dos programas de sustentabilidade ambiental e socioeconômica. A elaboração do plano de manejo da reserva extrativista está em fase final, devendo ser consolidado pela COMAN e encaminhado ao Conselho Deliberativo para análise e aprovação no primeiro trimestre de 2014.



Fonte: Comunicação ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário