Capela Católica Destruída |
Moradores da localidade Tiúba denunciam presença de homens armados, derrubada de casas, currais e da capela da comunidade e o uso de trator da prefeitura nas demolições.
De acordo com os moradores, na tarde da última quinta-feira (31), cerca de seis homens fortemente armados deram suporte ao operador de uma retro-escavadeira que tinha a missão de destruir casebres e outras pequenas instalações dos agricultores do local.
Casa de Farinha Também Colocada a Baixo |
A ação é desdobramento de uma disputa que começou quando o proprietário José Maria Quariguasi, na intenção vender a terra para a reforma agrária, permitiu que o grupo morasse na Tiúba, como o negócio demorou a se concretizar as partes se desentenderam.
A moradora Maria Ferreira presenciou destruição e disse que reconheceu alguns dos homens que estavam armados. “O que aconteceu é que eles chegaram, desceram das motos e já pegaram as armas e mandaram o tratorista derrubar as casas. Eles mandaram esbagaçar e esbagaçaram mesmo”, disse a agricultora, relatando que foram derrubadas cinco casas, três currais, um chiqueiro de bode e a capela católica da comunidade.
Casa Derrubada por Trator |
O agricultor João Manoca encontrou o grupo no caminho, quando os homens retornavam à sede da fazenda. Manoca confirmou que os homens estavam fortemente armados e disse ter reconhecido a retro-escavadeira que a prefeitura recebeu do MDA/PAC. “Ia a retro-escavadeira na frente e o batalhão atrás, tudo bem armado, só arma pesada”, disse o trabalhador.
Sobre o trator usado para destruir as casas João Manoca disse ter certeza que aquela era retro-escavadeira da prefeitura/MDA. “A máquina era uma retro-escavadeira nova e a mesma que estava trabalhando pra prefeitura no conserto da estrada que vem da Mangabeira até chegar aqui na localidade Picada. Eu já vi a máquina várias vezes e reconheci”, declarou.
Moradores, Imprensa e Vereador Observando Curral Derrubado |
“Uma máquina dessas quando vem pra cá era pra ser em benefício da comunidade, pra ajudar as pessoas carentes, pra fazer estradas, açudes ou barragens, não pra destruir o patrimônio de umas pessoas que estão trabalhando no campo”, lamentou João Manoca.
O lavrador João Manoca pede a intervenção das autoridades para evitar derramamento de sangue. “Apelamos para as autoridades tomarem providência o mais rápido possível, porque depois que morrer dois ou três não adianta nem vir aqui”, finalizou.
As casas derrubadas estavam desocupadas porque pertenciam a agricultores que deixaram o local por medo, mas os moradores contaram que os homens a serviço do proprietário disseram que voltariam para completar o serviço de destruição das moradias habitadas.
Os moradores disseram que a retro-escavadeira ainda estava na sede da fazendo, onde tentamos chegar, mas – ainda no trajeto de ida – nossa entrada não foi autorizada e por razões de segurança não foi possível verificar o fato nem ouvir o proprietário.
O vereador Eduardo Braga (PT) e o ex-vereador Orinaldo Araújo acompanharam nossa reportagem e testemunharam os relatos e apreensão dos agricultores.
Em contato com o blog a assessoria da prefeitura negou que a máquina usada na localidade Tiúba seja a retro-escavadeira pertencente ao município.
alexandre pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário