quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ataque de Pragas em Lavouras do Sul do Maranhão

Os produtores da região sul do Maranhão estão tendo prejuízos nessa safra, o motivo é a praga Helicoverpa que até então não havia sido registrada no estado, e foi identificada pelos fiscais da AGED (Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão) durante o levantamento fitossanitário feito na ultima semana em trinta e três fazendas da região.
Esse trabalho faz parte de um convênio do Ministério da Agricultura com a AGED, para que seja feito o levantamento fitossanitário de várias culturas entre elas a da soja e do algodão.
DSCN3361
A Helicoverpa foi identificada em todas as fazendas por onde os fiscais da AGED passaram, em uma das fazendas os produtores relataram que cerca de 30% da produção foi danificada por causa da praga.
Na cultura da soja, por exemplo, os fiscais conseguiram registrar várias imagens da lagarta que ataca tanto a soja verde quanto seca.
A grande preocupação dos produtores é por que os inseticidas usados na região não são eficazes na hora de combater a praga quando ela já se apresenta em um estágio mais avançado. Por isso o monitoramento feito o quanto antes garante que as intervenções químicas sejam cada vez menores para o controle dessa e de outras pragas.
O desafio agora segundo Diego Amaral- Chefe da AGED é conseguir a liberação do Ministério da Agricultura para que o estado possa comprar e utilizar inseticidas eficientes no combate a praga.
A Helicoverpa estava relacionada basicamente às culturas da soja e algodão, mais com baixo nível de danos, porém na ultima safra o Ministério da Agricultura registrou ataques que causaram danos severos na cultura de soja e algodão em diversas regiões do País. Na Bahia as perdas chegaram a 50%.
Na região sul do Maranhão foi registrado pelos fiscais da AGED que a praga Helicoverpa está presente nas culturas de Soja, Algodão, Milho e Arroz.
Obs: as imagens foram cedidas pela AGED.

Um comentário:

  1. Nossa, eu mataria todas essas pragas !

    http://pragasedoencas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir