domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ações ambientais estão ajudando a preservar as nascentes do Rio Preguiças

Projeto de Revegetação do Rio Preguiças está sendo realizado pelo Instituto de Agronegócios do Maranhão por meio do Programa Petrobras Ambiental.




A partir do início deste semestre, 43 mil mudas de espécies nativas como buriti, juçara (açaí), murici, bacuri, pau-pombo, caju e piqui estão sendo plantadas na área da nascente do Rio Preguiças, no município de Barreirinhas, principal polo turístico do Maranhão depois de São Luís, e portão de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

A iniciativa é parte do Projeto Revegetação das Nascentes do Rio Preguiças, que está sendo executado pelo Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), desde maio de 2011, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

A meta é que, até 2013, quando o projeto estará concluído, as mudas sejam plantadas em uma área de 35 hectares da mata ciliar da Lagoa Traíra de Ouro, na nascente, que possui cerca de 1 km de comprimento de extensão e fica distante 132 km da sede do município de Barreirinhas. 

No total, a bacia hidrográfica da nascente do Preguiças abrange uma área de 9.910 hectares. É a principal fonte de água deste rio, ao lado do Rio Palmira, seu principal afluente, que nasce no município de Mata Roma e desemboca no Preguiças na altura do quilômetro 42. Já chegou a ser confundido com o próprio rio.
Na primeira etapa do projeto, foi construído um viveiro, em um povoado que fica próximo à nascente, onde foram produzidas 43 mil mudas. Desse total, três mil ficarão de reserva. Moradores dos povoados Vereda dos Teodoros, Assentamento Vereda e Rio Grande se integraram às atividades do projeto, um dos itens do sucesso da parceria Inagro/Petrobras. Eles já participaram de três treinamentos, objetivando a formação de uma consciência crítica a respeito da preservação da natureza e suas consequências futuras, instalação do viveiro e vão trabalhar no plantio das mudas e na construção de uma cerca de 8 km que será construída para proteger a nascente. 

Uma das propostas é que os moradores passem a produzir juçara na área para a venda no mercado turístico de Barreirinhas, o que vai ajudar na preservação na nascente e ainda vai gerar renda para eles.
Assoreamento - De acordo com estudos do Inagro, a recuperação da nascente é de fundamental importância para a preservação do Rio Preguiças, que tem 182 km de extensão, desde a Lagoa Traíra, até a foz, no povoado Atins. Banha 55 povoados e é imprescindível para a sobrevivência dos moradores destas localidades e para a indústria do turismo que se instalou na sede Barreirinhas e no trecho do Preguiças que vai da sede à foz, no Povoado de Atins.

A preocupação maior dos técnicos do Inagro é assegurar a perenidade do Rio Preguiças, contendo o processo de degradação assoreamento e a erosão que estão ameaçando a nascente. “Estamos estancando o processo de degradação e assegurando a perenidade do rio, além de promover ações de educação e gestão ambientais”, explicou o coordenador do projeto, engenheiro agrônomo do Inagro, Francisco Soares da Silva. A área começou a apresentar problemas por causa da retirada ilegal de madeira e a realização de queimadas.

As espécies nativas a serem plantadas são arbóreas com tamanho quando adultas acima de três metros. Durante a vigência do projeto, o Inagro manterá um técnico de nível médio, da área de ciências agrárias residindo na área das nascentes do Rio Preguiças para acompanhar a implantação de todas as etapas das ações. Outra meta, com o término do trabalho, é que a área fique sem a presença de animais domésticos.

Por: O Estado do MA
 http://imirante.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário