segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Suzano Papel e Celulose está poluindo rio Mucuri, diz moradores

0
A empresa Suzano Papel e Celulose instalada no distrito de Itabatã no município de Mucuri é hoje a maior fábrica de papel do Brasil e uma das maiores no mundo na fabricação de celulose. O empreendimento também está sendo a maior responsável pela poluição do rio Mucuri segundo os moradores da região.
Rio Mucuri está sendo Poluído
Os produtores que estão com pequenas propriedades rurais, principalmente de mamão a beira do rio vêm sofrendo com o impacto causado pela água que está sendo utilizada para a irrigação. Com a diminuição da vazão do rio, aumentaram os poluentes causando mortes nas plantas dos mamoeiros e com isso quebra de produção causada pelos dejetos lançados nas águas do rio estão mudando a paisagem.
Uma faixa completamente densa jorrada dos canos no fundo do rio toma conta das águas por meio de um atamento que se ver claramente. A diferença do líquido na cor de carvão que vem da Suzano, com a água do rio é evidente, cuja mancha negra vai se espalhando ao longo do canal conforme vai conseguindo extensão sobre as águas.
Diferença das águas entre uma extensão e outra
Tamanha é a quantidade de dejetos jogados no rio pela empresa, que os filtros eram lavados a cada 15 dias, agora são regados a cada 40 minutos para não comprometer o sistema de irrigação no plantio do mamão.
A vegetação está morrendo
As populações de modo em geral bem como os produtores que sobrevivem do rio Mucuri pedem uma intervenção do Ministério Público, OAB, Entidades de Classe, Associações, Secretaria do Meio Ambiente e Justiça Federal para que não deixem a empresa de papel e celulose jogar os dejetos no rio Mucuri, porque este ato está levando a morte de peixes e destruindo o Meio Ambiente.
A água está ficando escura com poluentes vindos da Fábrica.
Sem equívoco é um desastre ambiental o que a conceituada empresa Suzano Papel e Celulose vêm fazendo com o rio Mucuri.
Por: Edvaldo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário