domingo, 19 de agosto de 2012

URE de Chapadinha vai à comunidade "Coceira", no município de Santa Quitéria do Maranhão



No dia 07 de agosto de 2012, equipe da URE de Chapadinha, incluindo o gestor Jânio, direcionaram se a uma comunidade rural do município de Santa Quitéria do Maranhão. 
O lugar situa-se há cerca de 100 quilômetros de Chapadinha e 60 de Santa Quitéria, por caminhos rurais. 
A comunidade entrou em contato com o Gestor, primeiramente presencialmente na Regional. Posteriormente, por telefone, sempre demandando por professores e estrutura para o anexo da comunidade. 
Na localidade compareceu, também, a gestora escolar, professora Solange que, juntamente com a URE, ouviram os alunos, apresentaram a realidade do seletivo de contratação temporária de professores, com o cronograma atrasado devido à paralisação ocorrida, bem como os mapeamentos e documentos referentes à lotação de professores. 
O fato é o seguinte: a comunidade é bastante inacessível, o que dificulta a lotação de professores. De todos os que foram encaminhados para o local, a maioria desistiu do contrato, o que deixou um déficit permanente, residindo em, ainda, dois professores. 
Vale ressaltar que, em meio aos contatos com a Regional, fora informada a ocorrência de uma mobilização de pessoas em caminhões e ônibus para irem a Chapadinha e realizar uma grande manifestação exigindo do Governo do Estado a contratação de professores. 
Fora produzida uma ata que será encaminhada para a SEDUC a fim de que se solicite a liberação de mais contratos, dentro da quota de contratos da Regional, que ainda não foi preenchida. 
O diálogo com a comunidade foi muito produtivo e encerrou-se em clima amistoso. 
A comunidade manterá contato permanente a fim de acompanhar a contratação e lotação de professores. 

Jânio Rocha Ayres Teles 
GESTOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO
URE CHAPADINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário