quarta-feira, 23 de maio de 2012

Seca no Nordeste




No semiárido, revendo os dados e as notícias das ultimas três décadas sobre a ocorrência de períodos de seca, fazemos uma avaliação sobre o momento crítico de estiagem que está batendo em nossas portas. Preocupações são as mesmas de sempre. O momento difícil e a exploração das cidadãs e cidadãos atingidos por políticas paliativas, muita das vezes ilegais, dos governantes que tornam os sertanejos, mais uma vez, reféns da maldita politicagem do "toma lá dá cá", do "cabresto eleitoral".
 
No Maranhão não é diferente. Tem prefeito, ainda hoje, sendo processado por ter usado de má fé, e declarado o município em estado de calamidade pública para usufruto de verbas repassadas para serem aplicadas no atendimento dos cidadãos.
A situação se repete. Quando nós, da ASA BRASIL, provamos por "A" mais "B" com execuções exitosas, que existem políticas públicas eficientes, eficazes e muito mais baratas, geradoras de renda, da construção da sustentabilidade e do respeito aos direitos do cidadão e do meio ambiente, os governantes persistem e insistem na construção das grande obras, dos mega projetos, para usarem também, claro, as suas empreiteiras ou de aliados,  já montadas, nas execuções,  e extraindo de uma situação de muito sofrimento e privação lucros exorbitantes e promovendo desvios de recursos públicos. Nas mesas das negociações as porcentagens já altas praticadas atingem proporções maiores e no caso de declarado estado de calamidade pública não existe sequer licitação. 


Por: Juvenal Neres-Coordenador Executivo - ASA/MA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário