quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Filhos do Taim’: série de documentários será lançada pela TV UFMA


Foto ‘Filhos do Taim’: série de documentários será lançada pela TV UFMA
SÃO LUÍS - Uma história contada em oito episódios. Assim é a primeira série de programas realizada pela TV UFMA, Filhos do Taim, que retrata a história da comunidade Taim, zona rural de São Luís. A série será lançada nesta quinta-feira, 19, às 17h. O evento que contará com a participação da equipe de produção e execução do projeto, colaboradores e a comunidade, será realizado na Casa das Águas, localizada na comunidade.
Cada programa possui um tema específico: memória, identidade, cultura, meio ambiente, renda e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, educação e comunicação e mobilização. Todos com o tempo de 15 minutos cada, totalizando duas horas de gravações como resultado do Projeto de extensão Conexão Rural, que recebe financiamento do Ministério das Comunicações. Durante o lançamento do programa será distribuído aos colaboradores e a comunidade o Box de DVDs com todos os programas e mais um extra com fotos e teaser do programa.
O projeto foi iniciado com um levantamento de dados da região e também com atividades e cursos em parceria com o Senac com o objetivo de qualificar jovens da comunidade em diversos cursos de informática básica à produção de conteúdo para web e audiovisual.
A série de documentários, que resulta das atividades realizadas pelo projeto, pretende levar conhecimentos sobre os mais diversos aspectos da comunidade para os telespectadores, retratando o cotidiano da comunidade. A produção contou com a participação dos moradores locais narrando à realidade do Taim.
Para a coordenadora de produção e idealizadora do projeto, Poliana Sales, o trabalho desde o início exigiu muito da equipe. “Principalmente por se tratar de um projeto de extensão foi um exercício de aprendizagem para todos, desde os alunos até os profissionais; foi um trabalho tão amplo que a comunidade nos acompanhou em cada etapa”, explicou.
Arnaldo Ferreira, diretor e editor de imagens dos documentários, conta da experiência com a comunidade. “A experiência de dirigir essa série de documentários foi muito enriquecedora. Fazer uma série de documentários como essa, com conteúdo muito forte, com uma comunidade com um histórico tão bonito, você se sente engrandecido, você acaba ganhando muito com a experiência”, contou.
Qualificação e inclusão digital
Ao todo, 30 jovens do Taim participaram do curso de Informática Básica, ministrado em parceria com o SENAC/MA. Os alunos tiveram uma vivência tecnológica, propiciada por meio de ferramentas básicas do sistema operacional Windows e do Word. Outras turmas participaram de oficinas de TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação) ministradas por profissionais da área, e cursos de audiovisual nas especializações direção, edição, roteiros e introdução à linguagem audiovisual.
Para o Diretor da TV UFMA, Silvano Bezerra, o projeto teve contribuição positiva sobre a formação profissional dos alunos. “Acredito que o Conexão proporcionou a esses jovens uma plataforma de informação muito interessante que eles não teriam se não fosse a iniciativa da Universidade, de levar, de colaborar para essa formação. Com esses instrumentos, eles já têm condições de buscar espaço nas produções em comunicações”, considerou.
Sobre o Taim
A comunidade do Taim fica localizada na zona rural de São Luís. Segundo dados do IBAMA, a comunidade possui hoje cerca de 110 famílias, com uma média de 70 jovens, entre 12 e 24 anos. Do total de moradores, 26% são estudantes e 40% possuem apenas o Ensino Fundamental Incompleto. Existe somente uma escola na comunidade de ensino fundamental e não existe nenhum acesso à internet.
Rosana Mesquita, Presidente da União de Moradores do Taim, considera que o projeto trouxe melhorias para a comunidade. “Em primeiro lugar, trouxe mais acesso à informações e cultura na comunidade. Ajudou os jovens a se empregarem, a valorizarem e conhecerem a nossa história, e motivou muitos deles a quererem entrar na Universidade, a seguir na carreira de Comunicação, a continuar com o conhecimento que eles adquiriram no projeto”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário