sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

FRANCISCA DE SÃO RAIMUNDO : UMA HISTÓRIA DE LUTA, SUPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE


Francisca Maria dos Santos Araújo, 35 anos, lavradora, quebradeira de coco, líder comunitária, casada, mãe de 3 filhos, Presidente da Associação de Moradores do povoado São Raimundo  no município de Urbano Santos.
Popularmente conhecida como Francisca do São Raimundo, tem se destacado pela sua determinação, bravura e solidariedade com que encara os desafios enfrentados em sua comunidade superando um a um.
Começou sua militância aos 12 anos de idade nas comunidades Eclesiais de Base (CEB's) e movimentos sociais, sempre  à frente das questões relacionadas aos direitos fundamentais, sobretudo à terra e ao meio ambiente.
Dentre suas principais lutas destacam-se a luta pela terra, a preservação da mata nativa, principalmente a preservação do bacuri, pequi, babaçu e ao extrativismo sustentável do linho do buriti.
Em parceria com algumas entidades como Fórum Carajás, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e a Universidade Federal do Maranhão, Francisca conseguiu  para sua comunidade de São Raimundo há 42 km da sede de Urbano Santos, projetos como: Criação de galinha caipira, plantação e manejo do bacuri, roça agroextrativista, além de conseguir na justiça barrar o desmatamento da área de uso comum da comunidade e o plantio da monocultura do eucalipto.  
Diante de uma questão de litígio à região de seu povoado, onde disputavam os Municípios de Urbano Santos e Santa Quitéria, período em que a região era "terra de ninguém" o que gerou muito sofrimento   ás  pessoas com a ausência dos serviços públicos, Francisca liderou um movimento pró Urbano Santos de onde sempre pertenceram e com ajuda do atual governo municipal resultou em lei Estadual que georreferencia os limites incluindo os povoados para Urbano Santos.
Atualmente a comunidade de São Raimundo conta com serviços públicos como: Prédio escolar, campo agrícola e horta comunitária e outros, fruto do empenho da líder comunitária.

SOLIDARIEDADE, segundo Francisca, um dos fatos mais marcantes em sua vida, foi quando em visita às famílias de comunidade encontrou a recém-nascida Assucena  dos Santos, filha de uma adolescente de 16 anos  à beira da morte por falta de aleitamento materno. O jovem casal, sem  conhecimentos básicos e condições para buscar tratamento lá fora, resistia sair em busca de  ajuda. Francisca pagou com seu dinheiro o transporte do casal com a criança e levou ao hospital, gerando em todos os profissionais da saúde grande comoção diante da situação da recém-nascida, onde os mesmos se voltaram com prioridade para salvar a vida da criança, além de se mobilizarem para arrecadar leite especializado, roupas e outros objetos e dispuseram de toda dedicação à família. Assucena passou 20 dias hospitalizada até que se restabelecesse a sua saúde e a mãe pudesse amamentar corretamente a filha. Hoje Assucena está uma criança saudável e cheia de vida, graças a atitude humanitária e solidária de Francisca do São Raimundo. 

Um comentário: