quinta-feira, 5 de maio de 2011

RESPOSTA DO JUIZ CLESIO CUNHA PARA A COMUNIDADE RIACHO SECO.

> CLESIO COELHO CUNHA
>
> Caros,
> sobre a a matéria publicada no Blogue Fórum Carajás, do Jornal
> Vias de Fato, reproduzindo matéria do Territórios livres do Baixo
> Parnaíba de 30.04.2011, tenho a esclarecer que não conheço a
> situação do modo como narada por Valdivino Ferreira Soares,Francisco
> Oliveira e Alcenira Rodrigues Silva.
> Sou Juiz Titular da Segunda Vara de Caxias-Ma, portanto não tenho
> jurisdição e nenhuma influência sobre quaisquer litígios que
> possam ocorrer dentro do município de Codó, onde está localizada a
> Gleba Vertente, que engloba a localidade Riacho Seco.
> Sendo assim, não justifica o temor narrado pelos denunciantres. Por
> outra banda, garanto a eles que jamais ajuizarei ação de
> reintegração de posse contra a comunidade por motivos bem simples: a
> área referida não me pertence e não poderia pedir reintegração de
> posse de uma posse que nunca tive.
> Não conheço os denunciantes e não sei de onde tiraram tamanho
> absurdo.
> Na verdade, a Gleba Vertente/Riacgo Seco de 2.300 hectares, pertence
> e é registrada no Cartório de Codó em nome da Empresa Sá Pereira
> Agropecuária Ltda. Mas, mesmo assim, foi sumariamente arrecada pelo
> ITERMA e registrada em nome do Estado do Maranhão, com o intuito de
> fazer um assentamento no local. Isto sem verificar que havia título
> de domínio registrado no livro de imóveis. Assim,hoje, há dois
> donos registrados: a Sá Pereira Ltda e o Estado do Maranhão. 
> O que ocorreu, é que meu pai, Vicente Holanda Cunha, começou o
> processo de compra da área junto aos donos originais, mas parou as
> negociações no final do ano passado, com o falecimento do diretor do
> Grupo Sá Pereira, de São Paulo, Humberto Cosme Sá Pereira. Meu pai
> também nada tem a ver com qualquer temor que possa ter a comunidade,
> pois não está mais interessado na área.
> Tenho ótimo relacionamento com as comunidades, inclusive de Codó.
> É assim, que sou amigo pessoal do Presidente do Sindicato dos
> Trabalhadores Rurais de Codó; amigo dos presidentes dos Assentamentos
> Raposa, Alegre e Roque, no município de Codó, e não seria eu a
> ameaçar a tranquilidade de pessoas humildes desse município.
> Como não conheço os denunciantes e não sei o que os moveu a
> publicar os seus temores, solicito ao Blogue, que faça por mim, as
> devidas ressalvas, pois não posso ser envolvido em fatos que não
> conheço e nem litigar por terras que não me pertencem. 
>
> Atenciosamante,
>
> Clésio Coêlho Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário