terça-feira, 24 de maio de 2011

Projeto vai beneficiar as nascentes do Rio Preguiças



Barreirinhas - Com o objetivo de recuperar e preservar as matas ciliares das nascentes do Rio Preguiças, será lançado, no dia 31 de maio, às 10 horas, no salão de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luís, o projeto Revegetação das Nascentes do Rio Preguiças. À frente do evento estará o presidente do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), José Ataíde.

O projeto, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, possibilitará a criação de condições de elevação do lençol freático, estancar o processo de degradação e assegurar a perenidade do Rio Preguiças, além de promover ações de educação e gestão ambiental.
O Inagro é a instituição responsável pela concepção e realização do projeto, que será desenvolvido nas nascentes do Rio Preguiças, na divisa dos municípios de Santana do Maranhão, Barreirinhas e Santa Quitéria. 

Para a solenidade do dia 31, estão convidados profissionais ligados à educação ambiental com foco na conservação de recursos naturais, além de autoridades estaduais e municipais. A gestora do projeto, Thais Dutra, responsável pelos programas ambientais da Petrobras no Rio de Janeiro também estará presente.
De acordo com o coordenador do projeto no Maranhão, Francisco Soares, serão desenvolvidas ações como: construção de um viveiro de mudas, produção de 43.000 mudas de espécies nativas, construção de oito quilômetros de cerca, plantio de 40 mil mudas em uma área de 35 hectares, realização de três treinamentos evidenciando a educação ambiental e dois seminários para divulgar a ação. 

Plantação - As espécies nativas a serem usadas na revegetação são arbóreas. “A área ficará sem a presença de animais domésticos e a vegetação herbácea cobrirá totalmente o solo, protegendo o mesmo contra a erosão”, explicou Francisco Soares. 

Durante a vigência do projeto, o Inagro manterá um técnico de nível médio, da área de ciências agrárias residindo na área das nascentes do Rio Preguiças para acompanhar a implantação às etapas das ações.
O projeto contará com a parceria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que disponibilizará os seus professores e pesquisadores para contribuírem com os seus conhecimentos no desenvolvimento sustentável das ações a serem realizadas.

As árvores nativas da região serão as escolhidas para o reflorestamento da mata ciliar da Lagoa Traíra de Ouro, em Barreirinhas.

http://imirante.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário