segunda-feira, 16 de maio de 2011

Noventa e quatro novas moradias são entregues a trabalhadores rurais do MA




A Superintendência Regional do Incra no Maranhão entregou no início deste mês 94 novas moradias a famílias de trabalhadores rurais. Foram levantadas 73 casas no assentamento localizado na Reserva Extrativista (Resex) Chapada Limpa, no município de Chapadinha, e 21 casas no assentamento Fazenda Santa Cruz, em Buriti (MA). Outras 38 habitações estão em construção e serão entregues ainda este mês, totalizando 132 novas habitações para famílias assentadas no estado.

Segundo o membro do Grupo de Trabalho que analisa a aplicação do Crédito Instalação do Incra no Maranhão, Ramos Deogaris Melo, para a construção das 132 moradias foram liberados recursos (na modalidade Aquisição de Materiais de Construção) na ordem de R$ 1,980 milhão. São créditos de R$ 15 mil por família.

Para o superintendente interino do Incra/MA, Luiz Alfredo Soares da Fonseca, a construção das casas veio agregar qualidade de vida e garantir moradia digna às famílias assentadas.

Assentamentos beneficiados

A Resex Chapada Limpa é uma unidade de conservação federal com aproximadamente 12 mil hectares e onde atualmente residem 95 famílias assentadas. No ano de 2008 a Resex foi reconhecida como partícipe do Programa do Crédito Instalação, o que possibilitou ao Incra aplicar recursos para construção das moradias.

Já o projeto de assentamento Fazenda Santa Cruz foi criado no ano de 2006, possui uma área de 2.342 hectares, com 92 famílias assentadas.

Moacir Rodrigues do Carmo, presidente da Associação de Trabalhadores Rurais do Povoado Chapada Limpa II, uma das cinco comunidades existentes na área da Resex, é dos beneficiários com casa nova. Ele destacou como principais benefícios da nova casa a segurança, conforto, tranqüilidade e higiene. Porém, o destaque maior foi para a preservação ambiental. "Não precisamos mais ficar mudando de barraco a cada dois anos. Com isto, não se tira palha, nem barro para fazer barraco", afirmou Carmo.

Outro beneficiado com a construção das casas foi Antonio Pedro Rodrigues do Nascimento, mais conhecido como Pelé. Presidente da Associação dos Agricultores do Povoado Chapada Limpa I, ele é casado e tem quatro filhos. "As casas são muito boas. Estou muito satisfeito", comentou entusiasmado.

As novas habitações foram construídas com dois dormitórios, sala, cozinha, terraço e banheiro, totalizando 57 metros quadrados de área coberta, com instalações hidro-sanitárias completas, instalações elétricas, cobertura em telha cerâmica, calçada de proteção ao redor de todas as paredes, reboco e pintura interna e externa.
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário