sexta-feira, 20 de maio de 2011

I Workshop dos Grupos de Pesquisa do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais em Chapadinha

Teve início, nesta terça, o “I Workshop dos Grupos de Pesquisa do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais” (CCAA), que acontece nos dias 17 e 18, no auditório do prédio novo do Campus de Chapadinha. O evento é organizado por um grupo de professores bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem como objetivo divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores do Centro.





“O nosso intuito é promover o intercâmbio entre os pesquisadores deste centro, bem como divulgar sua produção científica para planejamento estratégico de ações que possam projetar o CCAA na área da pesquisa”, explicou a coordenadora do evento, professora Francirose Shigaki.

O primeiro dia do encontro é dedicado a exposições sobre o contexto geral da pesquisa na área de Ciências Agrárias, contemplando os cursos de Zootecnia, Ciências Biológicas e Agronomia. Entre os palestrantes, destacam-se o professor Dr. Fernando Carvalho Silva, pró-reitor de extensão da UFMA, que apresenta “a pesquisa da UFMA em números”, e a Dra. Rosane Nassar Meireles Guerra, diretora geral da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que fala sobre a “Contribuição da Fapema para a expansão da ciência e da tecnologia no Maranhão”.

Representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cocais também participam do encontro, com uma exposição sobre as “Perspectivas de cooperação entre a Embrapa e o CCAA”. Após as palestras, será feita uma visita técnica aos laboratórios que estão em funcionamento e fazem parte dos grupos de pesquisa.


No segundo dia do evento, os professores do CCAA vão apresentar os grupos de pesquisa e os resultados obtidos a partir dos trabalhos de investigação científica. Entre os trabalhos a serem apresentados, destacam-se o “Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento de produtos naturais e sintéticos para controle de parasitos animais”, que tem como líder o professor Dr. Lívio Martins Costa Júnior, e o “Grupo de Pesquisa: Entomologia básica e Aplicada”, liderado pelo professor Dr. Cláudio Gonçalves da Silva.

Para a aluna do Curso de Zootecnia e bolsista de iniciação científica Joelma de Carvalho Fernandes, o I Workshop é uma oportunidade para troca de experiências entre pesquisadores e também uma forma de “despertar o interesse dos alunos pela iniciação científica”.


Além da professora Francirose Shigaki, participam da comissão organizadora do evento, os docentes Alana das Chagas Aguiar, Jorge Luiz Silva Nunes, Lívio Martins Costa Júnior; os técnicos-administrativos Carlos Eduardo Cantanhede e Mabson de Jesus Gomes dos Santos, e os alunos Alírio dos Santos Neto, Beutigildes Alves, Danielle Braga, Diego Sousa Campos, Lucimara Costa, Luiz Phelipe Nunes e Silva, Mayanna Karlla e Thiago Lira Pontes.


Referência - O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA (CCAA) está sediado em Chapadinha, e iniciou efetivamente as suas atividades em novembro de 2006. O corpo docente é formado por profissionais altamente capacitados, alguns com experiência internacional em pesquisa. Em função disso, apresenta grande potencial para atividade científica. Desde o início das suas atividades, os professores têm aprovado diversos projetos de pesquisa junto a órgãos de fomento como Fapema, CNPq e BNB, os quais têm resultado em divulgação nos principais congressos e revistas científicas nacionais e internacionais. “O CCAA tem grandes perspectivas de consolidar um perfil de pesquisa, podendo se tornar um centro de referência nacional, caracterizado por desenvolver atividades científicas pioneiras para o bioma no qual está localizado”, declarou Jorge Luiz Silva Nunes, professor do curso de Ciências Biológicas.

Revisão de texto: Carla Morais
Fonte: Camila Carneiro/ASCOM e Ivandro Coêlho
http://www.ufma.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário