quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A Sacralidade de cada um em São Benedito dos Colocados


 
 
O Conselho da CPT Maranhão se reunia na casa dos Cambonianos, bairro do Olho D’água. Ronilson, membro da CPT, analisava a conjuntura dos direitos humanos no Maranhão em 2016 e citou o caso de uma reintegração de posse no município de Caxias, para a qual a policia militar enviou um efetivo considerável (desproporcional para o caso) com vistas a acompanhar o cumprimento da liminar da justiça e intervir caso os moradores da comunidade tradicional investissem contra os funcionários da empresa quando estes passassem o arame pelos quintais das suas casas.  Ronilson morou por muito tempo em Codó. Mudou-se para Pedreiras, mas manteve a relação com as comunidades quilombolas codoenses. Uma delas é São Benedito dos Colocados. Jagunços contratados por Ricardo Archer ameaçaram lideranças quilombolas em razão da luta delas pela regularização fundiária do território. Uma curiosidade: qual a origem do nome São Benedito dos Colocados? Ali na região se constituía uma fazenda de escravos. Certo dia, uma escrava morre e é “colocada” (enterrada) nesse ponto onde se ergueu a comunidade São Benedito dos Colocados. A gênese dessa comunidade vem, portanto, da escravidão dos engenhos de cana, de um lado, e dos seus rituais sagrados (reverência aos mortos), de outro. O Ricardo Archer, simplesmente, não aceita que se aboliu a escravidão e não aceita uma sacralidade diferente (mais modesta) da sua. A sacralidade de Ricardo Archer investe na criação do gado.
Mayron Régis

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