segunda-feira, 9 de julho de 2012

Reserva Extrativista Chapada Limpa


  

alt
Na Reserva Extrativista Chapada Limpa, no Maranhão, a população tradicional faz o extrativismo sustentável do babaçu, buriti e bacuri. Um projeto está previsto para a produção do óleo do bacuri com foco na comercialização para o mercado europeu (indústria cosmética e farmacêutica).

O babaçu é uma planta altamente resistente. Seu fruto, de forma oval, alongada e de cor castanha – daí o nome “castanha” - floresce numa palmeira. A extração é manual, por comunitários e famílias nativas. As mulheres são as figuras representativas da atividade extrativista – conhecidas como as “quebradeiras de coco”.

O buriti é uma fonte de alimento privilegiada. Rico em vitamina A, B e C, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também pode ser transformado em doces, sucos, picolés, licores, sobremesas de paladares peculiares e na alimentação de animais. O óleo extraído da fruta é rico em caroteno. É utilizado como vermífugo, cicatrizante e energético natural, além de servir para amaciar e envernizar couro, dar cor, aroma e qualidade a diversos produtos de beleza, como cremes, xampus, filtro solar e sabonetes.

O bacuri é uma das frutas mais populares da região amazônica. Essa fruta, pouco maior que uma laranja, contém polpa agridoce rica em potássio, fósforo e cálcio, sendo consumida diretamente ou utilizada na produção de doces, sorvetes, sucos, geleias, licores e outras iguarias. Sua casca também é aproveitada na culinária regional e o óleo extraído de suas sementes é usado como anti-inflamatório e cicatrizante na medicina popular e na indústria de cosméticos.

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC



foto NOME DA UNIDADE: Resex Chapada Limpa

BIOMA: Cerrado

ÁREA: 11971,2400 hectares

DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec s/nº de 26 de setembro de 2007

COORDENAÇÃO REGIONAL / VINCULAÇÃO: CR5 – Parnaíba

ENDEREÇO / CIDADE / UF / CEP: SUPES/MA - Avenida Jaime Tavares, n. 25 – Centro – São Luiz/MA

TELEFONE: (98) 3231.3070 / 3231.3010 /  32212776




Conheça mais sobre o Uso Sustentável nesta UC



alt alt
alt alt





www.icmbio.gov.br

Um comentário:

  1. ICMBIO...

    Solicito a gentileza de ler:

    http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com.br/2012/07/economia-extrativista-esse-culto-ao.html

    Ótimo texto..

    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir