quarta-feira, 25 de julho de 2012

MA: Acesso livre aos babaçuais é tema de discussão na 64ª SBPC


divulgação/internet
 Autor: divulgação/internet

Apoio, ajuda e encaminhamentos é o objetivo do MIQCB

SÃO LUÍS - A conferência A luta pelo acesso livre aos babaçuais foi tema de discussão no terceiro dia da 64ª edição da SBPC, que ocorre até o dia 27 na Cidade Universitária. A conferência foi apresentada pela coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Francisca da Silva Nascimento, que discorreu sobre a Organização, bem como as dificuldades enfrentadas. O Movimento já existe nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Tocantins, e integra um número superior a 400 mil mulheres extrativistas.

De acordo com D. Francisca, o MIQCB é uma organização que tem como objetivo defender não só os babaçuais, mas também as próprias quebradeiras de coco, fato que pode ser comprovado com algumas conquistas já obtidas, como a aprovação de 16 leis municipais de proteção aos babaçuais e o livre acesso a alguns locais para a coleta do babaçu. Do mesmo modo, nos estados do Maranhão e do Tocantins, as quebradeiras conquistaram uma lei em comemoração ao seu dia, celebrado no dia 24 de setembro.

Todavia, a maior dificuldade do Movimento reside na lei de livre acesso aos babaçuais. Isso porque, embora em alguns locais já existam tais regulamentos, os latifundiários nem sempre os cumprem. Nesses termos, as quebradeiras são impedidas de realizar seu trabalho e, consequentemente, de garantir o seu sustento familiar. A coordenadora do MIQCB também enfatizou que, muito além da quebra de coco, as extrativistas produzem igualmente azeite e carvão, por exemplo, provenientes do próprio babaçu, para comercializarem e, assim, aumentarem sua renda.

Por fim, D. Francisca ressaltou que estava ali, em nome de todas as integrantes do MIQCB, não somente para falar da realidade das quebradeiras de coco babaçu, mas também com o intuito de conseguir apoio, ajuda e encaminhamentos para reverter esse tipo de situação.

Por: UFMA
www.ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário