sexta-feira, 27 de abril de 2012

Museu do Cerrado concentra o maior acervo fotográfico do sul do Maranhão


Imagem: José Bonifácio/GP1MUSEU DO DO CERRADO: O maior acervo de fotografias e artigos da antiguidade aos dias atuais do sul maranhense(Imagem:José Bonifácio/GP1)
 
MUSEU DO DO CERRADO: Maior acervo de fotografias e artigos - da antiguidade aos dias atuais - do sul maranhense
 
Fundado pelo ambientalista e repórter fotográfico Agnaldo Guimarães Fialho (Lirô) - e sua esposa, Neide Cristina Alves Guimarães Fialho - o MUSEU DO CERRADO foi criado em 2001, na cidade de Tasso Fragoso (MA), distante pouco mais de 1.000 quilômetros de São Luis,        e nele está o maior acervo fotográfico, ilustrando talvez as mais belas imagens do cerrado maranhense, com grande concentração de objetos de utilidade doméstica já em desuso.

É uma espécie de guardião dos achados arqueológicos do município de Tasso Fragoso, reconhecido inclusive pela Superintendência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Maranhão, atualmente chefiada pela historiadora Kátia Santos Bogea.
Imagem: Museu do CerradoAmbientalista Lirô Guimarães mostra(Imagem:Museu do Cerrado)
 
Ambientalista Lirô Guimarães mostra um pouco do imenso acervo de fotografias existente na ONG Museu do Cerrado
 
“Pioneiro nas questões ambientais, descobrimos um imenso acervo arqueológico e colocamos o município de Tasso Fragoso no roteiro turístico do Maranhão, fazendo parte hoje do polo turístico Chapada das Mesas. Nosso forte é o turismo cultural arqueológico, que faz o diferencial. Portanto, o Museu do Cerrado é isso, está sempre resgatando e revelando emoções”, conta Agnaldo Guimarães Fialho, o "Lirô Guimarães".

Conforme Lirô Guimarães, são objetivos específicos do MUSEU DO CERRADO: conservar as riquezas naturais e culturais; desenvolver atividades de valorização e preservação da cultura popular e patrimonial; divulgar os sítios arqueológicos e outros produtos turísticos existentes no município de Tasso Fragoso; sensibilizar acerca da importância do valor e da preservação ambiental, cultural e patrimonial, por meio de campanhas educativas; e identificar a localização dos pontos turísticos naturais, das grutas e paredões, onde estão as gravuras e pinturas rupestres, bem como eventuais achados arqueológicos.
 
 
Imagem: José BonifácioGP1Amostra de centenas de objetos expostos no Museu do Cerrado, desde a antiguidade até os dias atuais(Imagem:José BonifácioGP1)
Reconhecidos pela Superintendência do IPHAN/MA, centenas de objetos antigos estão expostos no Museu do Cerrado
 
Esse trabalho de divulgar o potencial ambiental, cultural e natural de Tasso Fragoso vem sendo oferecido pelo Museu do Cerrado, apesar de ainda contar com as condições mínimas necessárias. Instalado em uma pequena sala na Av. Santos Dumont, cedida pela Prefeitura Municipal, o acervo conta com fotos e documentos, achados de artefatos do ciclo lítico, do tempo da pedra lascada, além de fragmentos de cerâmica, com 8 mil anos ou mais.

Também dispõe de objetos pertencentes aos primeiros moradores do município de Tasso Fragoso. “Até estamos editando um dicionário popular regional, enfatizando o modo de falar dos primeiros habitantes daqui, com contos e causos, buscando entender melhor o comportamento dos nosso ancestrais”, informa conservacionista Lirô Guimarães.
Imagem: Museu do CerradoLirô Guimarães mostra as dificuldades que enfrenta para construir(Imagem:Museu do Cerrado)
Lirô Guimarães mostra as dificuldades que enfrenta para construir a sede do MUSEU DO CERRADO, em Tasso Fragoso
 
Muitos desses objetos catalogados no Museu do Cerrado foram doados, outros encontrados já descartados e até mesmo comprados pelo Lirô, que está inclusive construindo a sede da ONG que ele criou, em um terreno de sua propriedade e gastando do seu próprio bolso.

“Queremos participar ativamente da vida da nossa terra natal, representá-la e corresponder aos seus ideais, cultivar e desenvolver seu perfil de cidade próspera, que nasceu sem os vícios do passado, comprometida com a formação de uma nova mentalidade brasileira, mais democrática e mais aberta. Tasso Fragoso nasceu com um grande destino, cabe a nos retomá-lo e trabalhar para colocá–lo no rumo certo”, concluiu o ativista Lirô Guimarães.
 
Por: José Bonifácio/GP1

Um comentário: