quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O AGRONEGÓCIO EM MIRADOR


Jornal de Mirador


Atraso de chuva compromete safra de soja e milho no médio sertão marnhense

O AGRONEGÓCIO EM MIRADOR
A irregularidades das chuvas na região do médio sertão maranhense tem preocupado os produtores de soja e milho. Em Mirador, a falta de chuva afetou o início do plantio, descartando a possibilidade de duas safras no ano, primeira de soja e depois o milho.
O JM em visita aos projetos da região das Pacas e constatou diferentes situações. Tem área preparada aguardando chuva, outras em fase de aplicação de calcário e outra com a soja em desenvolvimento e em fase de aplicação de herbicida.
As vegetações procedentes das áreas novas são transformadas em carvão e levado para as siderúrgicas, principalmente a MARGUSA, em São Luís. Em Mirador cerca de seis carvoeiras estão em pleno funcionamento com autorização da SEMA.
A produção de grãos no Brasil na safra 2014/2015 deverá ser de aproximadamente 202,18 milhões de toneladas. É o que revela o 4º levantamento de grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta sexta-feira (09). Segundo o documento, o volume é 4,5% superior à safra passada, o que representa 8,75 milhões de toneladas a mais do que o registrado anteriormente.

A soja continua como destaque entre as culturas, com incremento na produção na ordem de 11,4%, o que equivale a um acréscimo de 9,79 milhões de toneladas, chegando a uma produção de 95,9 milhões de toneladas. Apesar do atraso do início das chuvas, o que afetou o começo do plantio, a lavoura está apresentando bom desenvolvimento.

Entretanto, a questão climática tem influenciado de maneira negativa a produção, afetando a qualidade e produtividade do grão. A soja se destaque com um crescimento de 4,8%, passando de 30,1 para 31,6 milhões de hectares. Com o cenário mais vantajoso no mercado, a área deste grão avançou sobre as demais culturas (milho e feijão 1ª safra), como também as pastagens degradadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário