quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Comite de bacia hidrográfica do rio Munim

Chapadinha sediará no próximo de 14, no auditório da prefeitura, das 14h às 18h, uma reunião, que servirá de base para a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim, órgão que será o regulador da pesca, da exploração de areia e seixo e do desmatamento de áreas ribeirinhas, promovido pelos pequenos produtores rurais de toda a região.

O secretário municipal de Turismo, Onézimo Garreto, disse que Chapadinha tem interesse em ser a sede do escritório do comitê e vai lutar para isso.
“O Estado está se propondo a criar dois comitês de bacias, e nós precisamos que o comitê da bacia do Munim seja criado, em razão da grande necessidade da preservação desse rio, que é importante não só para Chapadinha, mas para todos os outros municípios que os cercam, desde sua nascente em Aldeias Altas, até Icatu”, disse Onézimo.

O secretário estende o convite a toda a sociedade Chapadinhense, para que participe desta reunião do dia 14. “Essa renião será ponto balizador das decisões para a criação da Bacia Hidrográfica do Munim”, enfatizou.
No encontro em Chapadinha, estarão presentes várias autoridades, entre elas o secretário estadual do Meio Ambiente Victor Mendes, a prefeita Danúbia Carneiro e o deputado estadual Magno Bacelar.

Esta é uma das cinco reuniões promovidas pela secretaria de estado do Meio Ambiente, preparatórias para o XIII ENCOB e o Encontro Maranhense para Governança das Águas em São Luís no período de 24 a 28 de outubro de 2011, com o objetivo de mobilizar a população maranhense para participar dos eventos.

O evento, que deve reunir em São Luís, 1.200 participantes de todo o Brasil e cerca de 100 pessoas de outros países, na discussão da temática central, terá como sub-temas “A universalização do saneamento – o papel dos Comitês de Bacia” e “Água: da nascente aos centros urbanos – a importância da gestão integrada”.

No encontro de São Luis, está prevista a realização de seis cursos de capacitação, apresentação de experiências pelos Comitês de Bacias, mesas de diálogo com a participação de especialistas da área, além de eventos setoriais, como a Reunião das Redes de Organismos de Bacia.

Por: TV Mirante de Chapadinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário