sábado, 6 de março de 2010

Arte e Meio Ambiente: estratégia de fortalecimento para jovens rurais no Cerrado Maranhense com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos

 
Planejamento das atividades em Mata Roma(MA)-Foto: Fórum Carajás
Como continuidade das atividades do projeto Arte e Meio Ambiente: estratégia de fortalecimento para jovens rurais no Cerrado Maranhense com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Iniciaremos a partir desse final de semana 06 a 07 de março de 2010 ,estímulo a construção de um viveiro através de mutirões comunitários.

Essa atividade tem como objetivo, recompor 1,5 km de extensão da mata ciliar do riacho Estrela . Para isso daremos prosseguimentos com uma oficina de construção e manejo de viveiro artesanal na comunidade de Bom Sucesso, localizada no município de Mata Roma.

Na oportunidade, também, traçaremos informações sobre os seguintes temas a partir da experiência de campo dos participantes;
-Coleta, qualidade e conservação das sementes da região ;
-Preparo do substrato;
-Manejo das mudas;
- importância da mata ciliar e da sua preservação;
- a comunidade e a interação com o Riacho Estrela;
-preservar também é cidadania.


Como instrutor desta oficina teremos o Engenheiro Agrônomo Teresinho Alves ( Ong Reentrâncias). Que já colaborou em outros momentos com o Fórum Carajás na região do cerrado sul maranhense, mais precisamente na Comunidade de Sonhem -Loreto/MA.

Ainda pelas atividades deste fim de semana discutiremos a implantação de um Centro de Capacitação e Resgate da Cultura Quilombola no Território do Baixo Parnaíba.


Por: Cristiane Macau ( coordenadora do programa/Fórum Carajás)
www.forumcarajas.org.br

Um comentário:

  1. É animador e encorajador acompanhar os processos de resistencia e de reposicionamento das comunidades tradicionais dos cerrados maranhenses. Aqui no Norte de Minas Gerais diversas comunidades tradicionais geraizeiras estão em processo de reapropriação de seus tradicionais que foram expropriados nas décadas de 1970 e 1980. Abraços Sertanejos - Carlos Dayrell - CAA NM

    ResponderExcluir