segunda-feira, 1 de março de 2010

Fórum da Amazõnia Sustentável investiga Suzano a respeito de denúncias no Baixo Parnaiba

Em outubro de 2009 o Fórum Carajás relacionou várias arbitrariedades cometidas pela Suzano papel e Celulose no Baixo Parnaiba para o comitê do Fórum da Amazônia Sustentável. Esse dossiê foi elaborado como forma de contestar o discurso de sustentabilidade que a Suzano propaga em determinados circuitos internacionais como o FAS. Nessa divulgação tivemos apoio do GTA e do ICV. A segui a resposta do FAS:

A Sua Senhoria o Senhor RUBENS GOMES
Presidente do Grupo de Trabalho Amazônico - GTA
Manaus – AM.



Assunto: Encaminhamento de denúncia.



Senhor Presidente,

Conforme definido no Código de Conduta do Fórum Amazônia Sustentável qualquer pessoa ou organização pode solicitar esclarecimentos ou denunciar atos e atividades de membros do Fórum em desconformidade com o Código de Conduta ou com a Carta de Compromisso.

Durante o III Encontro Anual dos membros do Fórum a Comissão Executiva (CE) foi instada a manifestar-se sobre o encaminhamento ao Conselho de Ética (CoE) de denúncia encaminhada pelo GTA contra as empresas Suzano e Vale. Em sua última reunião, realizada em Brasília no dia 19 de fevereiro, após apreciar parecer elaborado por Sérgio Guimarães (ICV), relator do caso, a CE deliberou no seguinte sentido:

- Acatar parcialmente a denúncia do GTA, no sentido de encaminhar ao Conselho de Ética para apuração imediata a denúncia contra a Suzano e, no caso da Vale, solicitar maiores esclarecimentos ao GTA, visto que a situação está judicializada e até o momento da denúncia não havia decisão sobre o caso.

Tal decisão foi tomada após intensa reflexão, com contribuições de todos os membros presentes, quando a CE concluiu que no caso da Vale não se vislumbra claramente uma ofensa aos Princípios do Fórum (Código de Ética e Carta de Princípios), uma vez que a justiça ainda não se posicionou sobre o assunto tratado na denúncia e não há elementos concretos sobre os quais seja possível basear uma investigação no âmbito do Fórum. Daí, a solicitação de mais informações.

Nesse sentido, a CE solicita que o GTA apresente novos elementos que julgar necessários para subsidiar a denúncia contra a Vale ou, se entender oportuno, aguarde decisão judicial do caso.

Certa de contar com sua compreensão, desde já agradeço a atenção e fico à inteira disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,




IÊDA FERNANDES
Secretária Executiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário