terça-feira, 30 de março de 2010

Baixo Parnaiba: chão das vozes e das árvores

Artesanato em São João dos Pilões ( foto: arquivo Fórum Carajás)


De estatura mediana, certos pequenos proprietários e agricultores familiares do Baixo Parnaíba maranhense retardam ao máximo as saídas das suas vozes – o Cerrado, augustamente, sonoriza o pé ante-pé da gente – na reserva de que elas não se evaporarão e na esguelha de uma má-interpretação quando saírem. Um casal de São João dos Pilões, povoado de artesãos, no município de Brejo, envelhecera e empobrecera muito pouco esculturando peças em madeira, madeira velha e seca do Cerrado, que, porventura, tinham boa aceitação e tinham boa paga. Acumulou-se um recurso – para não se aperrear nas épocas de vacas magras – daria para o casal e para os poucos filhos que os ajudavam a vender as peças numa palhoça à beira da estrada e a plantar mandioca, arroz e feijão nas terras que possuíam. Preparavam as peças, no chão da casa, em silêncio, só vazado pela voz de um ou de outro.

Elevar as vozes acima do aceitável – suplício – o Cerrado facultou para o homem a que altura podia se elevar – o que se presencia pelos chãos das chapadas são os homens imprimindo suas passadas e vociferando as suas ordens. Elevar-se acima das chapadas: governar os homens sem contestações e sem pudores – a uma altura superior que os mortais aqui embaixo se resignam e não questionam, por não quererem castigar as suas vozes, que negócios são esses que varrem para fora das chapadas as plantas, os animais e o homem – este que sincroniza o seu tempo de vaguear de acordo com as frutas que se descuidam e caem das árvores.

Intitularíamos aquele casal, além de artesãos, de agro-extrativistas e de pequenos comerciantes. Eles extraem da madeira as culturas de comunidade e do bioma Cerrado que foram legadas e delegadas a eles por razões de muitos séculos de convivência e de descendência. Se saíssem das suas terras talvez esse legado tivesse empedrado e as suas mãos doessem ao menor toque com a madeira e com os seus equipamentos de trabalho. Preferiram não sair e assim a madeira se tornou a segunda pele e a segunda mente de seus corpos. Abdicaram do direito de derrubar árvores, o que os diferencia de outros artesãos, só entalhando aquelas já mortas. A legislação ambiental autoriza os proprietários de terra que a mata nativa derrubada para o plantio de grãos seja carbonizada em fornos de carvoaria – se pudesse, o casal encheria o peito e o último resquício de suas vozes se lançaria às chapadas e desferiria golpes de sons de cigarra nos ouvidos dos ditos donos e estes abandonariam as carvoarias ao exercício do tempo. Contudo, mesmo para o Cerrado e para as suas populações tradicionais a passagem do tempo, que, antes, deixava-se estar em pleno bioma, não perdoa – enganchado em práticas seculares – a roça de toco e o aproveitamento parcial de espécies nativas para consumo imediato – o pequeno agricultor, como as árvores, viu o seu espaço físico e mítico sendo recolhido e compartimentado para dar passagem e dar vez e voz a novas tecnologias de preparação do solo e a espécies exóticas que, como um decreto, vigoram sobre a terra a partir do exato momento em que são plantadas, mesmo que para experimentos.

No despreparo das tecnologias rudimentares, o pequeno agricultor intuía, deleitoso – o baixão se plantava e o chão das chapadas se desplantava – nesse desvão, as novas tecnologias e as monoculturas de espécies exóticas se afundaram e nesse afundar a água de baixo veio para cima – mais de vinte anos – de experimento e de comércio – domesticando-se e domesticando. A penetração na estrutura agrária do Baixo Parnaíba pelo agronegócio se efetuou pelos despojos da agropecuária tradicional que decaíra para mínimos registros produtivos década após década – a agricultura familiar margeava esse processo de decadência sobrevivendo a duras penas – qualquer acusação de que a agricultura familiar é culpada pela diminuição das chuvas deve levar em conta a absoluta exclusão por que passam os agricultores no Baixo Parnaíba – e a responsabilidade do agronegócio está no uso intensivo de recursos naturais – restam dúvidas a serem conferidas – antes de desmatar uma área para o plantio de soja ou para outra cultura foi medido o lençol freático – quanto será consumido deste lençol – e como será a recuperação do mesmo ?

Mayron Régis

Nenhum comentário:

Postar um comentário