quarta-feira, 9 de setembro de 2015

MA: produção de assentamento é comercializada em Amostra de Produtos da Economia Solidária



Publicado dia 08/09/2015
Assentados e agricultores familiares maranhenses participaram, na última quinta-feira (3), da Amostra de Produtos da Economia Solidária, realizada na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em São Luís (MA). A Amostra contou com a participação do assentamento Pedra Suada, dos grupos Novo Olhar, Realizar, Casa do Mel e Mulheres Unidas pela Fibra, como também do Instituto Nossa Senhora do Loreto, localizados na Região Maranhense do Baixo Munim.
Durante a Amostra, essas organizações colocaram para exposição e venda vários produtos solidários, entre eles, artesanais (toalhas, tapetes, bandejas, crochê, reciclagem, etc), agrícolas (frutas, polpas de frutas, farinhas, tapioca, mel, hortaliças) e de panificação (biscoitos, pão de queijo, doces, polvilhos).
Produção sustentável
Maria Sônia Pereira é moradora do assentamento Pedra Suada, localizado em Cachoeira Grande (MA) e conta que nunca pensou em vender seus produtos fora da assentamento. "Mas as feiras fazem a gente crescer e melhorar nossos produtos, que são sempre bem aceitos pelas pessoas”, avalia.
As famílias de Pedra Suada produzem de forma solidária sabão, coloral, frutas, polpa de frutas, farinha e outros produtos, por meio dos serviços de assistência técnica da Associação Agroecológica Tijupá, contratada pelo Incra/MA. As famílias do assentamento participam desde 2013, duas vezes por mês, de feiras naquele município, pelo Circuito de Feiras Agroecológicas do Baixo Munim, organizadas pelo Fórum Estadual de Economia Solidária.
A asseguradora do Serviço de Assistência Técnica do Incra/MA, Laurilene Muniz, informa que entre as diretrizes dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) estão a Agroecologia e a inserção dos assentados no mercado consumidor, que pode se dá pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Feiras Agroecológicas ou Mercado comum. “Apoiamos e fortalecemos as estratégias de produção, que além de sustentáveis possam assegurar a produção de alimentos com qualidades e melhorar as condições de vida das famílias assentadas”, afirma Laurilene.
Amostra
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Economia Solidária da SRTE/MA, Luciene Martins, essa Amostra foi uma primeira experiência realizada no espaço da Superintendência do Trabalho, que teve como principais objetivos dar visibilidade aos produtos da Economia Solidária produzidos no estado e criar uma rede de consumidores dentro e fora da Superintendência. “Queremos mostrar os produtos e serviços que existem através da Economia Solidária, que propõe um jeito diferente de trabalhar e gerar renda, valorizando as pessoas, visando o desenvolvimento sustentável das Organizações e das comunidades”, afirma.
Ana Kath Silva Pires, do Instituto Nossa Senhora do Loreto, localizado na zona rural de São Luís, também esteve presente à Amostra, que contou com grande número de mulheres. O Instituto é composto por mulheres e trabalham com panificação. “Por meio do Fórum Estadual de Economia Solidária adquirimos a Padaria Sabor e Vida, onde produzimos pão, doces, biscoitos”, informou.
Economia Solidária
A Economia Solidária está firmada no enfrentamento da exclusão social e da precarização do trabalho, com perspectiva de um futuro melhor, preservando o meio ambiente, valorizando o desenvolvimento sustentável dos grupos e das comunidades.
Vender, comprar, trocar e produzir em grupo, compartilhar, cooperar, democratizar a gestão, valorizar o trabalho e promover a dignidade é a base da Economia solidária.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
(98) 3245-9394 - ramal: 247
ascom@sls.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário