terça-feira, 15 de setembro de 2015

Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Munim convoca primeira assembleia


Reunião entre gestores da Sema e integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica de Rio Munim
Reunião entre gestores da Sema e integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica de Rio Munim
O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) de Rio Munim está convocando os membros efetivos, suplentes e pessoas interessadas para participarem da assembléia geral ordinária, na sexta-feira (18), na cidade Buriti.
Na pauta, a apresentação do plano estratégico do CBH do Rio Munim, a proposta de criação da câmara técnica de articulação institucional, comunicação social e educação ambiental e a apreciação da proposta de criação da Reserva Estadual Ambiental/Biológica das nascentes do Rio Preto e do Riacho Estrela.
Os membros efetivos do CBH do Rio Munim, Carlos Borromeu (presidente) e Onésimo Garrêto de Souza, conversaram, esta semana, com o secretário o secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho e solicitaram a presença dele no evento.
Marcelo agradeceu o convite e confirmou a presença dos técnicos, Chiara Mesquita (superintendente de Recursos Hídricos), Nonato Medeiros (supervisor de Gestão Participativa) e Sabino Rocha (Ugam) para acompanharem a assembléia geral.
O CBH do Rio Munim foi criado em 2013, instalado em 2014 e, agora, se organiza para buscar o desenvolvimento sustentável dessa bacia hidrográfica.
A Bacia do Rio Munin tem influência no território de 23 municípios maranhenses, sendo sete totalmente cortados pelas águas do rio: Afonso Cunha, Cachoeira Grande, Chapadinha, Mata Roma, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e São Benedito do Rio Preto. As suas primeiras nascentes estão nos municípios de Aldeias Altas (Rio Munim) Buriti (Rio Preto) e Codó (Rio Iguará). Estes são os maiores e mais importantes rios integrantes dessa reserva hídrica do Maranhão, os quais vão recebendo vários afluentes, até se juntarem no município de Nina Rodrigues. A partir deste trecho passa a se chamar Rio Munim, denominação que o acompanha, até desaguar na baia de São José ao leste da ilha de São Luis.
O Maranhão possui dois comitês estaduais de bacias hidrográficas constituídos regularmente: Do Rio Mearim e Rio Munim. Atualmente, se encontra em processo de criação, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, integrado por municípios dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Até o final do ano, será criado o pró-comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.
A missão dos CBHs é contribuir com a gestão integrada e descentralizada dos recursos hídricos, garantindo a participação da população no processo decisório, buscando o desenvolvimento sustentável de uma bacia hidrográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário