quarta-feira, 26 de outubro de 2011

AS BOAS MANEIRAS DA SUZANO NO MARANHÃO

Por mais que a Suzano pose de boa samaritana ou de menina pura e inocente na vista do Conselho de Ética do Fórum da Amazônia Sustentável, caso as comunidades extrativistas do Baixo Parnaiba baixem a guarda, a empresa, através de suas terceirizadas, como a JS, a ACM e a KLN, passa o rodo pelas áreas de extrativismo sem nenhuma pena e sem nenhuma licença ou com licença de outra área que não tem nada a ver com a área que está desmatando. Para as comunidades extrativistas e quilombolas de que vale um projeto de inclusão digital ou uma biblioteca quando os tratores da Suzano dilaceram os bacurizeiros e os eucaliptos batem em suas portas? O projeto da Suzano para o Baixo Parnaiba maranhense e para o restante do Maranhão se consolida e congratula-se com a morte de um modo vida que a empresa se recusa a levar em consideração como um ator social e político. As licenças ambientais da Suzano no Baixo Parnaiba maranhense são todas irregulares. Nenhuma escapa. Como é possível que nenhuma escape?
Encontro Comunidades em Tabocas " Não a monocultura do eucalipto" -dizem as Comunidades do Baixo Parnaíba(Foto: Fórum Carajás)


Entre tantos casos, o caso da comunidade do Enxu poderia ser mais um. A área de Chapada da comunidade ponteia mais de quinze mil hectares e pelo que se sabe a empresa comprou duas posses de terra nessa Chapada. É importante relembrar que a empresa garantiu que não compra posse de terra. Posse não é igual a propriedade com documentação. Mesmo assim, a empresa quer desmatar sem explicar como duas posses se tornaram quinze mil hectares. A Suzano talvez se espelhe no milagre da multiplicação dos pães, mas em vez de pães multiplicar-se-ão os eucaliptos. A empresa diz que investe em programas sociais. Pode ser como também investe em um possível apoio ao atual prefeito para que ele derrube a lei que proíbe o desmatamento no município de São Bernardo.


Antecipando a ação das terceirizadas da Suzano, a comunidade do Enxu lançou um abaixo assinado pedindo o cancelamento de qualquer licença expedida com base nas irregularidades acima apontadas.

Em outra ponta, a Suzano estimula uma comunidade contra outra como acontece com a comunidade do Bebedouro que vendeu parte de sua Chapada para empresa e que agora sem nenhum palmo de terra entra na comunidade do Bracinho, município de Urbano Santos. Uma terceirizada tentou desmatar a área de Bracinho, só que a comunidade impediu. No auge do embate seguranças atiraram como forma de intimidar os moradores. E o senhor Demerval pretendia atropelar todos a sua frente. Se fosse pelo seu irmão Lourival o carro da Suzano atropelaria mesmo todo mundo.


Tão naturalmente como espalha seus plantios de eucalipto, a Suzano espalha seus formulários na comunidade de Cajueiro, município de São Luis, com a intenção de apagar da memória coletiva da comunidade a vida em torno da pesca. Os pesquisadores pesquisavam sobre os pescadores, sobre o que pescavam e como viviam da pesca, só que sem se apresentar como contratados pela Suzano. A face de pesquisadores disfarça a face de funcionários da empresa e assim os resultados obtidos pela pesquisa em vez de auxiliarem a luta da comunidade pelo seu modo de vida e pela criação da reserva extrativista do Tauá- mirim a desmotivaria e dessa forma a Suzano construiria sem maiores problemas o seu porto.

Por: Mayron Régis

Um comentário: