terça-feira, 12 de janeiro de 2010

SÃO RAIMUNDO E AS MODINHAS PASSAGEIRAS




A realidade é maior do que qualquer um. Ela persegue os que fogem dela. Ela supera qualquer discurso. Por conta disso, esperar que caia uma boa chuva rejuvenesceria a todos. O inverno no Baixo Parnaiba reboca a vida das pessoas a partir do mês de janeiro e em 2010 o projeto “Sustentabilidade do Extrativismo do Bacuri em Urbano Santos”, financiado pela Cese e pela ASW, realizado em parceria da Associação de São Raimundo, o Fórum Carajás e o CAPPAM, emplacou a primeira atividade antes do grafar da invernada sobre a Chapada e sobre os ribeirões que, como se sabe, encher-a-se-ão em toda a sua extensão. E nesse rosário de ribeirões, onde os buritizeiros imperam, o maior de todos se chama Preguiça.
As nascentes do Rio Preguiça estão nos municípios de Anapurus, de Urbano Santos, de Santa Quitéria, de Santana do Maranhão e de Barreirinhas. A Chapada, que soluciona os povoados de São Raimundo, Bom Principio, Boa União e outros menores em um total de mais de seis mil hectares, desagrega as boas maneiras em modinhas passageiras de desmate de 0,5 hectare para depreender o projeto de extrativismo do Bacuri.
A comunidade escolheu uma área de capoeira na Chapada, repleta de bacurizeiros em inicio de carreira. Pouquíssimos se arrojariam mais para cima. Um dos objetivos principais do projeto é deixar poucos espécimes da maçaroca de filhotes de bacuri que gracejava naquela capoeira. Com o campo limpo, os espécimes sobreviventes ficarão adultos em alguns anos e assim frutificarão. No espaço livre, a comunidade plantará arroz, feijão, mandioca e milho.

Mayron Régis

Nenhum comentário:

Postar um comentário