segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

AS LEMBRANÇAS DE SÃO RAIMUNDO




As lembranças se revezam ao sabor do arrastar da conversa. São Raimundo, povoado de Urbano Santos, Baixo Parnaíba maranhense. Francisca, presidente da associação, e as mulheres de São Raimundo, umas de barrigão prontas para parirem, infligiram uma pesada perda ao novo proprietário daquela chapada quando discordaram de seus propósitos de desmatar os 800 hectares para plantar eucalipto.
Até uns anos atrás, São Raimundo se arrevesava para qualquer itinerário. Só mesmo alguém com muita severidade se lascava da sede de Urbano Santos para esse povoado. Wilson, professor municipal, espantou-se da esquisitice de São Raimundo. Noticiou aos moradores do beneficio do Luz para Todos. O infortúnio dessa gente o estropiara.    
A Francisca, em várias falas, honra Wilson com um mérito. Na sede do município, ele desposou várias lutas ao lado da comunidade de São Raimundo. “Ele sabe nossa história”, conta Francisca. A eminência do desmatamento da sua Chapada, e com isso os milhares de bacurizeiros e pequizeiros, mexeu a existência deles por dentro e por fora. Outras comunidades vizinhas estão na mesma luta. As três associações de Boa União e a associação de Bom Principio. Quem sabe o que vai resultar disso?
Mayron Régis 

Um comentário:

  1. olá caro amigo, ñ conheço vc! sou LUIZ GONZAGA,nacido é criado em US MA, + atualmente estou morando em BRASÍLIA DF.
    EU tambem conheço um pouquinho dessa historia do povoado, SÃO RAIMUNDO, q fica localizado no municipio d US. VC FRANCISCA lembrou muito bem, d uma pessoa como WILSON SOUZA, é uma pessoa q lutou é luta ainda pela deszapropriação dessa arrea, eu tambem estava nessa luta junto com o WILSON sou primo dele, ñ só desse povoado + como d muitos dessa região, são um povo sofredor + com muita esperança parabéns
    LUIZ GONZAGA
    BRASILIA 18 DE JANEIRO DE 2010

    ResponderExcluir