terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Bacuri como instrumento para a conservação e a manutenção das populações tradicionais


 
Foto : Fórum carajás


O Fórum Carajás é uma organização não governamental, estruturada em parceria com uma teia de entidades, cujas finalidades são acompanhar as políticas públicas de desenvolvimento e elaborar propostas de padrões alternativos de produção e consumo em bases sustentáveis. Visando a cumprir com essas metas o Fórum Carajás é um dos executores do Programa Baixo Parnaíba Território Livre. Este se configura como um abrangente programa de intervenção na região do Baixo Parnaíba Maranhense cujo objetivo principal é conter o avanço do agronegócio baseado em monoculturas sobre grandes extensões de terras. Essa dinâmica, que tem o próprio motor no interesse da exploração econômica por parte de latifundiários e/os especuladores, vem causando severos estragos ambientais e violações dos direitos humanos, econômicos, sociais e culturais de um grande número de comunidades rurais.


Um dos eixos de intervenção do Fórum Carajás dentro do Programa Territorio Livre é o fomento à criação de Unidades de Conservação (UC), juntamente à atividades de tutela das àreas prioritárias para a biodiversidade. Por isso foi realizado uma primeira etapa de um processo que no longo termo visa a costituição de outra Reserva Extrativista na região do Município de Chapadinha. Essa primeira fase de atuação, cujo resultado consta nesse documento, consistiu em um levantamento junto as comunidades dos dados necessários a caracterizar a área como adequada à criação de uma reserva baseada nos critérios do extrativismo efetuado por comunidades tradicionais. Tal levantamento foi conduzido por, Amanda Freire e Mayron Brito Borges .

O conteúdo desse documento portanto se configura como:


1. Documentação, relaboração e sintetização dos dados coletados, cuja finalidade é demonstrar a importância da preservação de áreas de Cerrado caracterizadas por alta densidade de bacurizeiros considerando o forte vínculo de dependência que existe entre a sobrevivência e reprodução das comunidades e o meio ambiente.

2. Descrição dos elementos chaves da àrea proposta para Reserva Extrativista, com a finalidade de demostrar a viabilidade da proposta e a necessariedade de uma UC .

3. Demonstração e relato sobre os estragos causados pela devastaçao já avançada de grande parcelas do Cerrado Maranhense.

4. Instrumento para a divulgação e a pressão política, a ser usado em prol das comunidades na luta contra os interesses econômicos dos latifundiários e dos lobbies especulativos.


http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário